Qual é o melhor marketplace para começar a vender?

🚀 Faça o seu planejamento de 2022 nos marketplaces junto com a gente em uma imersão presencial em São Paulo!

https://bit.ly/blg_planning_day22

Muita gente que quer entrar no mundo dos marketplaces não sabe qual marketplace começar. Então nesse vídeo irei te mostrar todos os pontos que você precisa saber para escolher o melhor marketplace para você.

1º Ponto: Analisar o produto que você vende.

Se eu vendo um produto que ele é grande, eu preciso analisar se o marketplace possui uma logística que me possibilita fazer o envio desses produtos.

O Mercado Livre por exemplo, que é o maior marketplace de todos no Brasil, não possui uma boa logística para produtos grandes. Já a Americanas, Magazine Luiza e Amazon você pode botar a sua logística em produtos que fogem do padrão dos Correios.

2º Ponto: Canais mais bem posicionados.

Hoje em dia na lista dos mais bem posicionados no Brasil, o Mercado Livre é o primeiro,  em segundo vem Magazine Luiza e Shopee, em seguida vem Americanas e no quarto lugar entra Amazon, Via Marketplace e Carrefour. Esse ranqueamento é de nível de retorno pro seller, e não em números de companhia.

Então é bom você começar olhando para esses canais, pois eles são os que vão possibilitar você de conseguir as metas da sua empresa.

3º Ponto: Concorrência.

Dentro desses marketplaces que citei, existem 2 deles que não exigem a emissão de nota fiscal: Amazon e Shopee.

A falta de exigência da emissão de nota fiscal não fomenta um mercado competitivo no marketplace. Então se você é um seller que cumpre todas as obrigações e emite nota fiscal, terá uma dificuldade maior em competir dentro da plataforma com o pessoal que não emite nota.

4º Ponto: Repasse.

O que é repasse dentro dos nossos canais? O repasse é o tempo que você recebe o dinheiro das suas vendas.

No Mercado Livre você recebe 2 dias após a entrega e depois você tem a liberação de fazer a antecipação do seu dinheiro no mesmo dia; Magazine Luiza tem um repasse semanal; a Americanas tem um repasse quinzenal e a Via Marketplace com 2 ciclos de repasse dentro do mês.

Já a Shopee você tem um repasse de apenas 7 dias após o cliente confirmar que recebeu o produto ou 14 dias após o produto ser entregue. Então acaba tendo em média 25 dias para você receber o seu produto.

De maneira geral, os melhores marketplaces para começar são: Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas. A Shopee você precisa ter um cuidado com o lance do repasse, pois sempre que me perguntam onde começar, eu digo: “Quanto de capital de giro você tem?”. Isso vai decidir o caminho que você vai tomar no seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra a Estratégia para Alavancar suas Vendas

Você já vende nos Marketplaces ou no Ecommerce?