Agora que você já sabe tudo sobre nichos de mercado, precisa definir a gama de produtos que irá oferecer em seu marketplace. Por isso, vamos apresentar alguns tipos e a melhor estratégia para você aplicar no seu negócio no Mercado Livre. 

Produtos recorrentes
São produtos em que a venda não acontece apenas uma vez. Ou seja, constantemente o cliente vai acabar comprando de novo e de novo, permitindo que sua curva de vendas fique estável. 

Um ótimo exemplo de produto recorrente é o do cosmético capilar. Afinal, muitas mulheres estão sempre cuidando do cabelo e comprando produtos. 

Nestes, é interessante trabalhar o marketing recorrente, onde o cliente é constantemente lembrado para voltar a realizar a compra. 

Produtos pontuais
Agora há compras que os clientes raramente vão voltar a fazer em um curto período de tempo. Mas alguns até o fazem quando uma nova moda é lançada. 

É o caso dos celulares em que uma grande maioria não troca de aparelho todo mês. Mas uma boa tática é trabalhar com acessórios para esses produtos. Assim, você acaba vendendo regularmente várias opções para essas pessoas que compram pontualmente. 

Produtos sazonais
São os que vendem MUITO em determinadas épocas do ano e depois despencam. Eles são excelentes para você dar um boom no seu faturamento, mas é preciso estar atento na duração do ápice de venda deles. 

As mochilas escolares, por exemplo, vendem muito em janeiro. Porém em fevereiro já começam a cair, dando mais ênfase nas mochilas universitárias.

Também é o caso de produtos específicos para as estações do ano: calor e frio. É preciso saber exatamente QUANDO apostar neles.

A melhor estratégia
Para manter a receita em dia e evitar picos de venda, a dica é não trabalhar somente com um tipo de produto. É legal ter uma estratégia de sazonalidade, mas não é tão simples porque você precisa ter uma venda contínua no seu anúncio para ter mais relevância. 

Por isso, o ideal é que você tenha algum produto pontual ou recorrente que deixe sua curva estável o ano inteiro. E que você tenha esses produtos sazonais para complementar.  

Minha experiência
No meu caso, resolvi trabalhar com produtos de cosméticos, tanto para uso em casa, como profissional (salões de beleza). Só que com o tempo fui percebendo que em dezembro o faturamento caÍa muito devido à black friday. Então, resolvi adicionar brinquedos nas vendas, sendo que hoje, só em dezembro, faturamos mais de 150 mil reais/mês em brinquedos. Então mesmo que a curva caia na venda de cosméticos, os brinquedos mantém meu faturamento no final do ano. 

Analisando a demanda
Se você optar por micro nichos e resolver vender um tipo de produto, é necessário analisar a demanda de venda para ele. Será que ele consegue atingir 400 ou 500 vendas por mês? 

Há certos produtos em micro nichos que não têm procura ou não vendem. Por isso, ao você pensar em algum nicho, vá no mercado livre e procure se há demanda para ele. 

Existem duas formas de analisar qual produto você vai trabalhar:

A 1º forma é primeiramente ir atrás de fornecedores e depois comparar como estão as vendas desse produto no Mercado Livre. 

A 2º forma é primeiro olhar no Mercado Livre as opções vendáveis e só depois ir atrás dos fornecedores. 

Como começar
Muitos pensam que para começar a vender no Mercado Livre, é preciso ter um estoque de 500 produtos, quando na verdade é necessário apenas dar o primeiro passo. 

Tendo um produto, você já pode colocar para vender. Seja ele novo ou usado. 

Observe, as pessoas vendem desde jornal até kits com roupas usadas dentro do Mercado Livre. Então sem desculpas para começar, ok?! 

Fique ligado(a) nos próximos capítulos desse treinamento aqui no blog! Tenho certeza que vai te ajudar muito no início da sua empreitada de sucesso no Mercado Livre. 😉 

Bora e até a próxima! 

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