Como vender na Amazon
Quer aprender como vender na Amazon? Vamos te ensinar passo a passo nesse artigo! Como sabemos, a Amazon vai muito além do comércio eletrônico e tem crescido em seus investimentos em tecnologia.
Além de possuir plataformas de streaming de vídeo e de música, entre outros. Assim que a Amazon chegou no Brasil há alguns anos tem mexido com o e-commerce nacional.
Cada vez mais expande suas operações pelo Brasil. Por isso, muitos lojistas se interessaram em ingressar na plataforma para aproveitar a onda e vender em mais um marketplace.
Vantagens de vender na Amazon
Aumento nas vendas
A Amazon vende milhões por mês em todo o mundo. Ter sua loja na Amazon aumenta a credibilidade e confiança por parte do público consumidor.
É uma grande chance de alavancar seus negócios. Assim, aumentando as vendas e a operação da empresa. Portanto, isso atrai inúmeros compradores, inclusive em países onde o comércio online ainda não evoluiu tanto.
Expansão internacional
Com a Amazon é possível vender para países como Estados Unidos, Canadá e México. Pois é uma das maiores e mais confiadas plataformas de compra e venda do mundo. Então, uma loja de produtos que venda apenas no Brasil, pode começar a exportar seus produtos para países diferentes.
Acesso a programas logísticos e de entrega
A Amazon possui mais de 100 centros de distribuição ao redor do mundo. Assim, o vendedor tem a opção de enviar os produtos do estoque para um dos centros de distribuição. A Amazon se encarrega de armazenar, embalar e entregar os produtos. inclusive, se quiser tirar férias, sua loja pode continuar vendendo com esse sistema.
Contar com a credibilidade da marca Amazon
A Amazon é reconhecida mundialmente como um dos melhores marketplaces para compras online. Quando você cria sua loja na plataforma, com certeza, sua credibilidade também crescerá com ela. Claro, que junto a isso, é necessário ter bom atendimento, produtos que qualidade e marketing.
Como criar conta na Amazon
Para começar a vender na Amazon, é necessário fornecer informações básicas. Após o envio das informações e documentos, espere ser aprovado. Clique aqui para mais informações. Confira abaixo:
- Razão social
- Endereço comercial que seja comprovado com um comprovante de domicílio
- Nome fantasia
- Conta bancária
- Cartão de crédito ou débito do titular da conta
- CPF ou CNPJ
Como anunciar os produtos no catálogo da Amazon passo a passo
- Após criar sua conta, vá na Seller Central e clique em catálogo. A primeira opção será adicionar produtos.
- Na página aparecerá a opção de escolher produtos de catálogo ou anunciar produtos novos.
- Se deseja escolher produtos do catálogo, escreva o nome do produto na barra de busca. Logo, abrirá a página de pesquisa com diversos anúncios já existentes.
- Assim, no canto direito do anúncio, estará a condição pro produto para escolher. Podendo ser usado, de colecionador ou novo.
- Após selecionar um dos três, clique em vender este produto.
- Pronto. A Amazon vai te enviar uma mensagem dizendo para esperar que em até 90 minutos o anúncio esteja disponível.
- Então, quando o anúncio estiver disponível, você poderá fazer alterações como número de quantidade no estoque, preço, forma de envio, fotos, entre outros.
- Assim, seu anúncio estará dentro do catálogo.
Como anunciar os produtos na Amazon passo a passo
- Após criar sua conta, vá na Seller Central e clique em catálogo. A primeira opção será adicionar produtos.
- Na página aparecerá a opção de escolher produtos de catálogo ou anunciar produtos novos. A opção adicionar novo produto é recomendada para quem vai vender algo que ninguém mais vende na plataforma.
- A Amazon costuma pedir o identificador do produto que pode ser por exemplo, GTIN, UPC, ISBN ou EAN. Isso serve para especificar o produto exato que você vende. Se o seu produto não tiver nenhum desses códigos, você pode solicitar a isenção.
- Após isso, preencha outros detalhes como preço, condições do produto (novo, usado ou de colecionador), quantidade de unidades disponíveis no estoque, opções de envio.
- Então, feito isso, o seu anúncio logo será aprovado e ficará visível nas buscas na plataforma.
É possível vender em outros países na Amazon?
Aos vendedores que optarem pelo plano profissional podem sim vender em outros países como Canadá, Estados Unidos e México. Tudo sendo gerenciado por meio de uma única conta já existente.
Quanto custa vender na Amazon
A Amazon oferece duas opções de planos para vendas. Estes são o individual e o profissional. Primeiro vamos falar do pacote individual desenvolvido para quem deseja vender menos de 10 itens por mês e possui um custo de R$ 2,00 por item vendido.
Já o plano profissional não possui um limite máximo de vendas mensal, e custa um valor fixo de R$19,90 por mês, independente da quantidade de produtos vendidos.
Assim, apesar das taxas fixas mencionadas acima, os vendedores também pagam comissão por cada item vendido. A cobrança é uma porcentagem do preço total da venda, incluindo o valor do item e as despesas extras de envio e embalagem para presente.
A porcentagem varia de 9% a 16% dependendo do tipo de produto. O valor mínimo a ser cobrado de comissão é R$ 1,00. Então, o desconto da comissão será do valor que for maior dentre a porcentagem da comissão ou a comissão mínima por item calculada em relação ao preço total de venda do produto.
Como cobrar pela Amazon
O vendedor pode escolher quais opções de pagamento como boleto, cartão de crédito parcelado ou à vista.
Como fazer envios pela Amazon
A configuração dos envios na Amazon pode ser feita de diversas formas. Portanto, você, vendedor, pode escolher enviar pelos correios, transportadoras ou pelo programa logístico da Amazon, o FBA.
Como funciona o FBA – Fulfillment by Amazon?
A Amazon oferece a opção de contratar o serviço FBA, no qual a plataforma fica responsável por todo trâmite logístico e de entrega dos produtos. Assim, o vendedor faz as vendas e a Amazon busca as encomendas no endereço combinado e entrega aos clientes.
Outra opção é alugar o estoque da Amazon para armazenagem dos produtos. Assim, fica por conta da Amazon fazer a seleção, empacotamento e envio dos produtos vendidos. Os pedidos saem com o selo “enviado pela Amazon”. Então, o marketplace cuida também da logística reversa e devoluções.
Aos que contratam o serviço FBA atende aos requisitos estipulados de vendas estará elegível ao selo Prime, que proporciona frete grátis ao consumidor. Tornando-se, assim, mais chamativo nas vendas.
Estar nos programas FBA e Enviado pela Amazon é muito interessante para grandes lojistas que possuem grande estoque. Aos lojistas pequenos e médios, é melhor avaliar bem se deve contratar a logística da Amazon. Financeiramente não seria tão vantajoso porque o retorno com as vendas pode não absorver o custo do serviço.
Os critérios para participar são Optante pelo Simples Nacional, Endereço e Inscrição Estadual no estado de São Paulo e Ativo na SEFAZ para emitir NF-es.
A fim de se inscrever, o vendedor deve primeiro confirmar se tem todos os requisitos e se sua conta está como elegível para o programa. Depois escolha a lista de produtos que colocará no FBA. Configure o Faturador no NF-es Amazon e crie um pedido de envio para o centro de distribuição. Após isso, prepare os produtos para o envio.
A Amazon virá buscar os produtos para armazenagem e quando vender no site, eles fazem o resto para entregar em segurança o produto.
Para definir o custo do programa, o peso é calculado por cada unidade individual junto ao o peso da embalagem ao maior peso unitário ou dimensional. O total de cada unidade é arredondando para cima para o quilograma próximo.
A conta é peso para a tarifa de logística soma o maior entre peso unitário ou peso dimensional e o peso da embalagem. Os valores podem variar de R$ 6,50 a R$ 23,50. Confira no site da Amazon.
Como funciona o DBA – Delivery By Amazon?
O DBA é um serviço de entrega da Amazon que facilita a vida do lojista. Sua loja será responsável por embalar e etiquetar. Já a Amazon será responsável por entregá-los aos clientes, com condições mais atraentes, entregas rápidas e 100% rastreáveis e com mais opções de frete grátis.
Portanto, para quem já vende na plataforma, os serviços estão disponíveis na central do seller. Com o serviço, você consegue melhorar tempo de entrega, valor do frete e o cliente consegue rastrear o produto facilmente.
Interessou? Quer participar? Basta ir na central do seller, clicar em configurações e ativar o programa. Assim, poderá cadastrar os produtos e processar os pedidos.
Para todos os pedidos com Delivery by Amazon, é cobrado uma tarifa por unidade que varia conforme o preço do produto (superior ou inferior a R$ 79), a faixa de peso do produto, a localização do vendedor classificada por área geográfica e o estado de origem do envio. A taxa costuma variar de R$ 14,00 a R$ 28,00. Confira no site da Amazon.
Acompanhar encomenda das vendas na Amazon
Vale ressaltar a importância de acompanhar o envio e os prazos para que o cliente receba em mãos rapidamente o que comprou. Caso, você tenha aderido a algum programa da Amazon, essa preocupação diminui consideravelmente. Afinal, a encomenda estará em boas mãos durante o trajeto ao cliente.
Receber comissão de vendedor na Amazon
O pagamento é realizado quinzenalmente pela Amazon. É depositado na conta bancária informada no momento do cadastro. Então, no site, você consegue acompanhar o valor e a data em que os depósitos serão feitos. Se o cliente parcelar, o vendedor recebe o valor integral, sem custo adicional independentemente do número de parcelas escolhidas pelo cliente.
Como funciona o frete na Amazon?
O vendedor pode configurar o frete como preferir, o que é o mais pedido pela maioria das pessoas que começam a vender na Amazon. Temos três tipos de frete. Confira abaixo:
Frete Normal
A transportadora retira o pacote no remetente e leva até o destinatário. Não inclui a contratação de terceiros em sua operação.
Subcontratação
A transportadora responsável terceiriza o serviço, ou seja, contrata outra empresa para levar a encomenda até o destino. Quando há subcontratação, a terceirizada é quem faz todo o percurso, o que dá agilidade à entrega.
Redespacho
Portanto, consiste na mistura do frete normal e da subcontratação. Despachar um pacote pelo tipo de frete de redespacho é a transportadora contratada efetuar parte do serviço e a terceirizada tem como obrigação realizar o trecho restante.
Como funciona o Frete grátis Amazon?
A Amazon te dá dois caminhos para frete grátis. O primeiro é para clientes prime é obrigatório oferecer essa opção. A segunda é imbuir o preço do frete no valor do produto. Caso queira oferecer frete grátis, vá nas configurações de envio e zere o valor das tarifas.
Como oferecer frete mais barato ao vender na Amazon?
Para a maioria dos lojistas, configurar o frete e gerenciar a logística de sua loja virtual é a medida mais econômica. Você pode usar tabelas de sites como Melhor Envio para te ajudar nos cálculos. Assim, parcerias com transportadoras também pode ser uma boa saída para baratear o custo e atrair mais compradores.
Afinal, vender na Amazon vale a pena?
Sim! Como vimos a Amazon tem diversos meios de crescimento e visibilidade para o lojista. A amazon trouxe para o Brasil uma logística um tanto diferente da comum. O resultado tem sido muito bom para ambos os lados com preços bem competitivos.
Sua loja tem a possibilidade de ofertar frete grátis para o Brasil inteiro desde que o cliente seja prime. Além dos programas DBA e FBA que facilitam e muito as vendas e aceleram as entregas.