A Amazon oferece a opção de contratar o serviço FBA – Fulfillment by Amazon , no qual a plataforma fica responsável por todo trâmite logístico e de entrega dos produtos. Então, o vendedor faz as vendas e a Amazon busca as encomendas no endereço combinado e entrega aos clientes.

Outra opção é alugar o estoque da Amazon para armazenagem dos produtos. Assim, fica por conta da Amazon fazer a seleção, empacotamento e envio dos produtos vendidos. Os pedidos saem com o selo “enviado pela Amazon”.

Então, o marketplace cuida também da logística reversa e devoluções. Com o FBA, a loja se torna elegível para vários diferenciais proporcionados como o selo Prime, o Super Saver Shipping e a possibilidade de integrar a Buy Box.

O Selo Prime é um grande atrativo para os assinantes do Amazon Prime. Pois assim, os clientes tem frete grátis para diversos produtos, incluindo os das lojas que utilizam o programa FBA – Logística da Amazon.

Como funciona o programa FBA – Fulfillment by Amazon

Pelo FBA – Fulfillment by Amazon, o vendedor envia os produtos para o depósito da Amazon onde são classificados e armazenados. Quando efetuar uma venda, desse depósito é enviado o produto. Portanto o serviço também inclui  todo o atendimento de pós-venda e de troca.

Além de que os que contratam o serviço e atendem aos requisitos, também tem a possibilidade do selo Prime. Assim, proporciona frete grátis ao consumidor.

como funcionar fba fulfillment by amazon
Aprenda como utilizar o Amazon FBA!

Como participar o Amazon FBA

1. Após criar a sua conta de vendas na Amazon, escolha o plano profissional. O serviço não está disponível para contas com plano individual.
  2. Então, faça registro no serviço de coleta
  3. Configure o faturador de acordo
  4. Liste os produtos os quais deseja colocar no FBA
  5. Crie a solicitação de envio dos produtos escolhidos. O vendedor pode escolher se quer enviar para a Amazon, ou se prefere que o marketplace  busque pelo serviço de coleta no endereço indicado.
  6. Assim, prepare os produtos escolhidos. Verifique se estão bem preparados.
  7. Pronto! Quando os produtos chegarem no depósito o vendedor será notificado. Também pode acompanhar pela central do seller.

Vantagens de utilizar o FBA – Fulfillment by Amazon

Mais facilidade no dia a dia da empresa

Com o Programa FBA e a logística da Amazon, o empreendedor tem mais tempo para focar em solucionar outras partes da empresa.

Economia com custos de logística

O vendedor não terá custos com gerenciamento de estoque, equipe para expedição e aluguel de um espaço físico para isso. Portanto, a Amazon se responsabiliza por todo o processo.

Melhora da experiência de compra do usuário

A experiência do usuário é influenciada quanto melhor atendimento, entrega e solução de problemas. Com o programa FBA, o vendedor deixa aos cuidados do marketplace o pós-venda. Tornando-se, assim, responsabilidade da Amazon.

Entrega mais rápida

O tempo de entrega também é outro benefício. Então, os produtos chegam entre 3 a 5 dias para todo o Brasil. Algumas cidades que centros de distribuição entrega em 2 dias.

Então, curtiu conhecer mais sobre o FBA – Fulfillment by Amazon? Se você está pensando em aderir, conta para gente nos comentários! Bora acelerar!