Grandes eventos de e-commerce: a oportunidade do PME estar ao lado das grandes marcas.

O mercado de e-commerce não para de expandir e essa expansão também chega no mundo real, através de eventos voltados para o tema, que se tornam cada vez mais comuns. Conheça um pouco mais sobre os dois prinicipais do ramo: o Uni E-Commerce Week e o MeliXP.

Eventos - Universidade Marketplaces
Palestra de abertura do Uni E-Commerce Week do ano passado.

É praticamente comum para a maioria das pessoas a situação de dois vizinhos que não se dão bem. Mesmo quem eventualmente nunca passou por essa situação, consegue associar com alguma dupla da cultura pop, como Homer Simpson e Ned Flanders, por exemplo. E geograficamente em escala territorial, essa situação também é comum de se ver com dois países que estão lado a lado e a população de uma nação não gosta muito da outra. No nosso caso, essa rivalidade se dá com nossos “Hermanos” argentinos.

Mas apesar dessa rivalidade comumente representada pelas figuras de Pelé e Maradona, ela não é uma regra. Tanto que um exemplo do bom relacionamento Brasil x Argentina, pode ser visto em como a maior plataforma de vendas do nosso continente se relaciona com nosso país. Atendendo 18 países da América Latina (praticamente toda a América do Sul), a empresa argentina Mercado Livre, tem como seu principal mercado o Brasil, tanto que no começo desse ano quando os lucros da empresa aumentaram 71%, foi justamente o mercado brasileiro que puxou esses números.

A relação do Mercado Livre se estreita ainda mais com o Brasil se pensarmos na Universidade Marketplaces. Podemos dizer que a história das duas empresas até se confunde em alguns momentos. As duas são empresas pioneiras, cada uma dentro da sua área de atuação. E por serem pioneiras, se tornaram referência para todas as outras que vieram depois. E as semelhanças não param por aí. Cada uma das empresas tem o seu próprio evento.

MeliXP, é a abreviação de Mercado Livre Experience e acontece desde 2016. Nesse evento, o Mercado Livre faz uma premiação onde eles escolhem influenciadores e marcas que melhor representam a empresa, além de anunciarem novidades e tendências da plataforma de vendas, como por exemplo, no final de edição de 2022, o apresentador Marcos Mion foi chamado ao palco para ser oficializado como o novo garoto propaganda da empresa. E no ano seguinte, a Universidade Marketplaces foi agraciada com o prêmio de Melhor Consultoria de 2023. E essa não foi a última vez que o Mercado Livre deu um título para reconhecer a importância da Universidade Marketplaces.

No começo desse ano, em um evento na Melicidade, o CEO e fundador da Universidade Marketplaces, Alexandre Nogueira, foi escolhido como um dos 4 influenciadores reconhecidos pelo próprio Mercado Livre.

A confiança da empresa argentina na Universidade Marketplaces é tanta que um dos únicos eventos de e-commerce que eles participam além do seu próprio, é o Uni E-Commerce Week, um evento organizado pela Universidade que está na sua terceira edição e acontece sempre no meio do ano em São Paulo, reunindo as principais plataformas de venda do país (como o Mercado Livre), com o intuito de passar as estratégias necessárias para que os vendedores possam se tornar empresários e consigam aumentar suas vendas com constância.

Melixp - Universidade Marketplaces
Alexandre Nogueira no MeliXP 2023.

O Uni E-Commerce Week reúne por volta de 3.000 pessoas em um ambiente propicio para quem quer, saber das tendências e novidades dos marketplaces, além de aprender as melhores técnicas de venda online, como cauda longa por exemplo, e também para criar conexões e networking selecionados.

É importante para o seller que quiser evoluir participar desses eventos. As plataformas de vendas estão sempre mudando e se adaptando para novas tecnologias e acompanhar essas mudanças não é uma tarefa fácil. Presencialmente existe a vantagem de poder se manifestar para tirar qualquer dúvida que possa surgir, além de criar conexões valiosas. Por isso não perca a chance e garanta o seu ingresso para a terceira edição do Uni E-Commerce Week que acontece dias 17, 18 e 19 de julho, no centro de eventos do Shopping Frei Caneca em São Paulo. Você vai ter a chance de aprender as estratégias para triplicar suas vendas com a maior consultoria de vendas da América Latina no maior evento de e-commerce do Brasil. Bora pra cima e nos vemos no evento!