ACOS: Como Configurar e Otimizar Suas Campanhas no Mercado Livre

Saiba como configurar e otimizar suas campanhas no Mercado Livre. Aprenda a escolher produtos, ajustar lances e melhorar o ACOS, garantindo uma presença mais forte e vendas maiores no marketplace.

acos
Definição de ACOS e Sua Importância

O ACOS (Advertising Cost of Sales) é uma métrica fundamental para medir o desempenho das campanhas no Mercado Livre. Ele é calculado dividindo os custos com publicidade pelas vendas atribuídas à campanha, multiplicando por 100 para obter uma porcentagem.

ACOS = (Gasto com publicidade / Vendas geradas) x 100

Importância do ACOS:

• O ACOS indica o percentual de receita que você está investindo em publicidade. Um ACOS alto pode indicar que os custos com publicidade estão altos demais em comparação com as vendas, o que pode prejudicar a rentabilidade. Já um ACOS baixo mostra que a campanha é mais eficiente e rentável.
  •
    • Monitorar essa métrica é essencial para ajustar lances e otimizar o orçamento, garantindo que os gastos estejam dentro de uma faixa sustentável para o negócio.

Escolhendo os Produtos Corretos para Promover

A escolha dos produtos certos para promover é um passo crucial para garantir o sucesso das campanhas no Mercado Livre. Algumas dicas para selecionar os produtos mais adequados:

• Produtos com alta margem de lucro: Focar em itens que têm uma boa margem de lucro ajuda a garantir que o ACOS seja mais baixo, otimizando o retorno sobre o investimento.

• Produtos com alta demanda: Produtos populares e com alta demanda tendem a gerar mais cliques e conversões, o que justifica o investimento em publicidade.

• Produtos com bom histórico de vendas: Itens que já possuem um histórico de vendas no Mercado Livre tendem a ter melhor desempenho nas campanhas, pois já contam com uma boa reputação e visibilidade na plataforma.
Utilizando Ferramentas do Mercado Livre para Otimização de Orçamento

O Mercado Livre oferece diversas ferramentas para ajudar a otimizar o orçamento das campanhas de publicidade. Conhecer e utilizar essas ferramentas de forma estratégica pode maximizar o desempenho das campanhas.

• Ajuste Automático de Orçamento: Essa ferramenta permite que o Mercado Livre faça ajustes automáticos no orçamento com base no desempenho dos anúncios, garantindo que os lances sejam otimizados conforme as oportunidades de mercado.

• Segmentação por Localidade: A plataforma permite segmentar o público por localização geográfica, otimizando o orçamento ao focar em regiões onde os produtos têm mais demanda.

• Análise de Concorrência: Analisar como os concorrentes estão posicionando seus produtos e definindo seus preços também é uma maneira eficiente de ajustar seu orçamento de maneira mais estratégica.
Estratégias de Ajuste de Lance e Posição na Primeira Página

O ajuste de lance é uma das ferramentas mais importantes para garantir que os anúncios apareçam nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. No Mercado Livre, quanto mais alto o lance, maior a probabilidade de o produto aparecer no topo das buscas.

• Ajuste Manual de Lances: Em campanhas manuais, é possível definir o valor máximo que deseja pagar por clique. A dica é começar com lances moderados e aumentar gradualmente conforme o desempenho das campanhas.

• Posição na Primeira Página: A primeira página de resultados no Mercado Livre é onde ocorre a maior parte das conversões. Garantir que seus produtos estejam posicionados nesse espaço é fundamental para maximizar as vendas. Ajustar os lances para conquistar essa posição, mesmo que o custo por clique seja maior, pode gerar um retorno significativo a longo prazo.
Importância da Qualidade dos Anúncios (Imagens, Títulos, Descrições)

A qualidade dos anúncios é um fator crucial para o sucesso das campanhas no Mercado Livre. Mesmo com bons lances e orçamento adequado, se o anúncio não for atraente e relevante, as chances de conversão diminuem significativamente.

• Imagens de Alta Qualidade: O Mercado Livre valoriza imagens de alta resolução e com boa iluminação. Usar fotos de qualidade pode aumentar a taxa de cliques e melhorar a visibilidade do produto.

• Descrições Detalhadas: A descrição é onde o vendedor pode explicar os benefícios e características do produto em detalhes. Usar uma linguagem persuasiva e esclarecer dúvidas comuns dos compradores pode aumentar a taxa de conversão.

Para se aprofundar ainda mais a respeito de ACOS e dos demais temas tratados aqui, não deixe de participar da nossa Imersão de Ads do Mercado Livre, que acontece dias 17 e 18 de setembro. Nós vamos te passar as estratégias para colocar os seus produtos nas primeiras posições de pesquisa dentro do Mercado Livre. E não deixe de conferir também as matérias anteriores. A primeira que é uma introdução a publicidade do Mercado Livre e a segunda que fala sobre os tipos de campanhas. E não equeça de deixar nos comentários o que você está achando e suas dúvidas sobre o tema. Até amanhã!