As mudanças estão chegando à Americanas! Um dos principais marketplaces do Brasil está realizando alterações significativas em suas políticas e estruturas de taxas. A partir do dia 22 de junho, vendedores devem se preparar para uma série de novidades no Americanas Entrega Full.

Subsídios de Frete

O primeiro grande ponto de mudança é o subsídio de frete. Anteriormente, itens leves (até 29kg) desfrutavam de um desconto de 80% no frete utilizando o serviço Americanas Entrega Full, enquanto os itens pesados (acima de 29kg) tinham desconto de 55%.

A partir de 22 de junho, entretanto, essa política passará por uma alteração. Agora, os itens leves terão desconto de 50% no frete, enquanto os itens pesados terão um desconto de 25%. Esta mudança tem o potencial de afetar significativamente o cálculo de custos para vendedores que utilizam o serviço Americanas Entrega Full.

Taxas Operacionais

Tarifa de Armazenagem

Outra mudança significativa está nas taxas de armazenagem. A partir de agora, itens podem ficar até 120 dias armazenados no centro de distribuição sem custo adicional. Porém, após esse período, haverá uma tarifa mensal por peça armazenada.

Vamos esclarecer com um exemplo: para itens pequenos (0 a 1200cm³), como um mouse, o custo será de R$1,80 mensal por item após 120 dias. Para itens médios (1201 a 29000cm³), como uma cafeteira elétrica, será R$3,50 mensal por item após o mesmo período. E para itens grandes (acima de 29000m³) como uma bicicleta, será R$14,00 mensal por item.

image - Universidade Marketplaces

Tarifa de Retirada de Estoque e Descarte

A partir do dia 01/09, haverá também cobranças para retirada de estoque e descarte, com tarifas calculadas por peça separada e expedida ou recusada. Isso significa que as operações de retirada e descarte de estoque agora terão um custo adicional. Portanto, planejar bem o gerenciamento de estoque será ainda mais crucial.

Retirada de Estoque:

image 1 - Universidade Marketplaces

Tarifa de Descarte:

image 2 - Universidade Marketplaces

Como as tarifas serão calculadas

Para calcular as tarifas, será considerado o estoque do mês anterior. Por exemplo, se em 30 de setembro o seu estoque tiver itens armazenados há mais de 120 dias, esses serão contabilizados na primeira quinzena de outubro e cobrados na segunda quinzena de outubro.

Estas mudanças representam uma evolução significativa na estrutura de operações do marketplace da Americanas. O impacto dessas alterações irá variar de acordo com a estrutura de negócios de cada vendedor, mas é inegável que todos os vendedores precisam estar cientes dessas mudanças e preparados para adaptar suas operações conforme necessário.

Sabemos que mudanças desse porte podem ser intimidadoras. Por isso, convidamos você a se juntar ao nosso curso M120K. Ao fazer parte, você recebe essas e outras informações em primeira mão, além de ter acesso a um vasto conteúdo e estratégias para alavancar suas vendas online.

Clique aqui para se inscrever no nosso curso M120K.

Além disso, para complementar este artigo, segue um vídeo explicativo sobre estas mudanças no Americanas Entrega Full. Assistir a este vídeo permitirá que você compreenda melhor as alterações e as maneje de forma eficiente.