Descubra como aproveitar a sazonalidade para vender! Durante o ano de vendas existem épocas de sazonalidade onde o comércio está mais aquecido por conta de datas comemorativas como natal, dia dos namorados, etc. Nesse momento, as empresas aproveitam para criar estratégicas, promoções, e atrativos para vender mais e fidelizar clientes. Trata-se da sazonalidade de vendas. Independente da data, costuma impactar em vários segmentos. Além disso, todos estão à procura de um presente para si ou para os outros. Por isso, a probabilidade de fechar uma compra é muito maior. Neste artigo vamos, dar dicas de como aproveitar a sazonalidade para alavancar vendas.

Descubra como alcançar o melhor ano de Vendas da Sua Loja no Mercado Livre:

Conheça bem seu público-alvo

Com certeza, você tem conhecido seu público desde que começou a empreender. Mas nunca deixe de estuda-lo e se atualizar. Existem comportamentos de compra específicos na época de sazonalidade. Desde já, saiba identifica-los para se preparar. Esse conhecimento irá fundamentar as escolhas de compra de produtos, promoções, kits, brindes, operação logística, etc.

Promova uma ótima experiência de compra

Sobretudo, muitos clientes estarão chegando pela primeira vez em sua loja por conta de marketing e promoções. Por isso, garanta que a experiência de compra seja inesquecível. Atente-se as exigências dos clientes e tendências será fundamental para melhorar neste quesito. Então, tanto nas datas sazonais quanto ao decorrer do ano, é fundamental trabalhar para melhorar a experiência. Algumas dicas são se colocar no lugar do cliente quando compra da sua loja nos marketplaces. Antes de tudo, veja se o anúncio está bem feito, se as respostas são educadas e cordiais, questione-se qual impressão sua loja passa. Continue sempre crescendo nesse aspecto. Pois fará muita diferença a todos que atender. Descubra como aproveitar a sazonalidade para vender!

Planejamento é tudo

Antes que saia comprando muitos produtos esperando que as vendas aumentem, se planeje e estude. Então, decida as compras baseado em dados. Assim, não correrá riscos de ficar com mercadoria encalhada. A dica é planejar analisando históricos e números relevantes. Confira dados dos anos anteriores, vendas dos concorrentes, etc. Dessa forma, comprar a quantidade certa para estoque fica mais fácil.

Investir em produtos de acordo com a demanda sazonal

Como o empresário, você sabe quais produtos tem maior saída em certa época ano. Assim, se programa para atender a demanda. Dessa maneira, mantém a gestão do seu estoque sem o risco de encalhar a mercadoria. Descubra como aproveitar a sazonalidade para vender!

Promoções

Promoções, cupons e condições especiais juntamente com bom marketing promove o negócio. Veja o que dentro das possibilidades da sua empresa é possível fazer. Dessa forma, algumas ideias são sorteios, kits especiais, descontos e cupons. Use a criatividade para divulgar a marca.

Pós-venda

Não deixe que o cliente esqueça que comprou na sua loja! Comece o pós-venda! Não precisa ser atitudes extravagantes. Muitas vezes uma mensagem perguntando se gostou do produto, já é suficiente. Isso mostra cuidado e carinho com o consumidor. O Pós-venda ajuda na fidelização do cliente. Já que na sazonalidade tem chances de conseguir novos clientes, aproveite para fidelizar. Contudo, um dica é no contato pós-venda oferecer algum desconto na segunda compra, chama bastante atenção.

Cuide da logística

Assim como a demanda cresce, a operação de logística também. Esteja atento a isso para não perder prazos. Programe bem sua equipe para atender a demanda maior. Se preciso contrate até funcionários temporários. Então, tudo para que os pedidos sejam enviados dentro do prazo e o cliente receba o atendimento necessário.

Gostou das dicas sobre sazonalidade? Ela pode ser muito benéfica para seu negócio se souber aproveitar o momento! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário! Vamos conversar sobre isso! Até mais, pessoal!