A mudança acontece em nível América Latina e será feita em duas áreas que estão ligadas que são as medalhas que irá sofrer uma alteração nos valores de faturamento e a reputação com mudanças no termômetro do Mercado Livre.

Mudanças no faturamento para medalhas

A primeira alteração que irá acontecer será nas medalhas. Hoje quando falamos em ser Platinum, Gold ou Líder somos norteados por faixas de valores e quantidades de vendas.

Atualmente Platinum precisa de R$200 mil de faturamento nos últimos 60 dias, ou seja R$100 mil por mês, e 450 vendas. Com a mudança o valor vai subir para 296 mil reais de faturamento nos últimos 60 dias e 1725 vendas ou mais.

Segundo ponto para ser Gold é necessário um faturamento de R$80 mil nos últimos 60 dias, ou seja R$40 mil em média mês e 150 vendas ou mais. Agora irá para R$118.400 e 575 vendas ou mais nos últimos 60 dias. Saímos de uma receita de R$40 mil/mês para R$59.200 mil mês de faturamento.

E a terceira mudança que envolve o Líder que precisa de R$25 mil nos últimos 60 dias, sendo uma média mês de R$12.500 e irá passar para R$37 mil reais de faturamento e 230 vendas ou mais então saímos de 12.500 para R$18.500 em valores.

Vocês podem notar que as quantidades aumentaram então temos que fazer o jogo do mais do ticket médio um pouco mais alto e um ticket médio um pouco mais baixo para poder girar. É fundamental para conseguir manter esses dois status esses dois pontos dentro de nosso negócio rodando. Será necessário se adequar tendo produtos de giro ali dentro para você poder manter esses dois status e manter suas medalhas.

medalhas mercado livre

Mudanças na reputação

Agora vamos para a próxima mudança. A próxima mudança envolve a reputação como por exemplo na cor do termômetro. A primeira já acontece no termômetro que vai sumir a reputação verde claro, ela não vai existir mais.

Teremos a reputação vermelho, laranja, amarelo, verde e líderes. Líderes tem medalhas e verdes são verdes, mas não tem medalha. Quais são as medidas agora, se você bem sabe na regra atual são 3% de reclamação, 2% de cancelamento, 1% de mediação e 15% de atraso para você se manter ali no verde.

Com a nova regra para você ser Líder e ter a medalha, mesmo que você atinja o faturamento e a quantidade de venda você vai poder ter no máximo 1% reclamação, no máximo 0.5% de mediação, 0.5% de cancelamento pelo vendedor e vai ter no máximo 6% de atraso de entrega.

Um ponto de atenção é que hoje temos um número de compras reclamadas pelos compradores que os vendedores são culpados, então se você é cliente ou aluno da Universidade do Marketplace já te orientamos isso. Será essencial fazer rotinas diárias de limpeza de reputação, pedindo para mudar reclamações que foram abertas indevidamente pelo comprador como culpa do vendedor  porque 1% é um linear bem justo nesse caso e vamos precisar trazer produtos de alto giro.

Para você ser Verde pode no máximo 2% reclamação, a mediação está como zerada independente da mediação e vendas canceladas pelo vendedor no máximo 1.5%, despachos em atraso 10%. Continuamos com um prazo justo, uma condição justa na reclamação e cancelamento já se aproximando a regra antiga.

Amarelo para você estar ali você pode no máximo ter 4.5% de reclamação, 3.5% de venda cancelada pelo vendedor e 18% de despacho em atraso.

Laranja no máximo 8% de reclamação, 4% de venda cancelada pelo vendedor, 22% de entrega em atraso. Vermelho mais de 8% de reclamação, 4% de cancelamento, 22% em atraso.

mudanca mercado livre reputacao - Universidade Marketplaces

Isso representa realmente que a régua subiu para atingir as medalhas em faturamento, mas também mais do que nunca precisamos equilibrar volume de venda com margem. É preciso trazer itens que tragam volume de venda. Fiquem ligados porque você vai ter 60 dias para se adequar a tudo isso para não perder sua medalha, não ser punido e perder seu termômetro.

Nosso vídeo está bem completo sobre as mudanças e fácil de entender. Precisa de mais informações ou quer saber como aumentar suas vendas entre contato conosco.