A publicidade tem como objetivo trazer visibilidade para os anúncios. Com uma publicidade bem-feita, o anúncio aparece logo nas primeiras posições de pesquisa e isso pode ser um fator decisivo para converter a venda.
O Mercado Livre disponibiliza para o seller uma ferramenta chamada Product Ads, onde é possível acompanhar o decorrer de uma campanha de publicidade, possibilitando alterações na mesma para adequá-las ao produto anunciado naquele momento e otimizando sua relevância.
Ter um anúncio logo nas primeiras posições é uma vantagem muito grande para o seller. Se o consumidor já encontra um anúncio de um produto que vai suprir a necessidade dele, e com um preço que ele considere justo, a compra acontece naquele momento mesmo. Dificilmente ele vai ser dar ao trabalho de continuar pesquisando.
Sempre as primeiras posições da pesquisa são conteúdos patrocinados e para ajudar o seller otimizar seu anúncio, o Mercado Livre apresenta duas opções de gestão de anúncio:
Tudo a respeito dos anúncios vai ser definido pelo Mercado Livre. O anúncio que fica, o que sai, qual vai ser automatizado, etc. Esse formato não vai respeitar a conta em sua individualidade (e até por isso, nós da Universidade Marketplaces não recomendamos essa forma, já que cada conta vai ter sua particularidade e devem ser tratadas de acordo com tal). Suas características são:
Único orçamento;
Mercado livre que adiciona e ativa automaticamente os produtos com um bom nível de vendas;
OBS: Nesse modo, pode acontecer do vendedor desativar um anúncio, mas se o Mercado Livre entender que houve uma busca pelo anúncio, ele pode ativar o anúncio por conta própria.
Possível selecionar o modelo ideal que traz resultado para a conta, para o algoritmo. Não dá para padronizar um modelo para todos os negócios. As características são:
Esse pode até ser mais trabalhoso, já que vai depender do seller fazer tudo em relação aos anúncios, mas vale muito mais a pena pelo resultado que traz.
Além dessas duas formas de gestão, o Mercado Livre também disponibiliza 3 estratégias de investimento distintas para cada campanha. O seller deve ter bem objetivamente o que ele pretende alcançar com cada uma de suas campanhas antes de escolher alguma das opções abaixo:
Recomendada para potencializar produtos mais vendidos. Depende menos de um percentual alto ao competir por posições melhores. Melhora o retorno do investimento;
Recomendado para produtos de rotação média. Aumenta a exposição dos produtos com maior investimento;
Recomendado para produtos novos ou de categorias muito competitivas. Quanto maior o ACOS, menor o lucro. Para obter as melhores posições nos resultados de pesquisa e nas páginas de produtos.
Existe um modelo válido para toda conta. Cabe agora ao seller entender qual desses modelos vai melhor performar na conta dele. Se caso você seller lendo isso não conseguiu identificar qual a melhor opção para o seu negócio, converse com um de nossos especialistas. Eles vão te informar a melhor forma para otimizar sua conta do Mercado Livre e maximizar suas vendas.