Negociar com o fornecedor certo para o seu negócio é de suma importância para oferecer produtos de qualidade ao cliente da sua loja. Contando com parceiros comerciais de confiança e credibilidade, você conseguirá estoque abastecido e cumprirá prazos garantindo a boa experiência do consumidor. Neste artigo iremos te dar dicas de como encontrar os fornecedores certos para seu e-commerce.

Pesquise online e offline

A pesquisa inicial por fornecedor é uma etapa que leva tempo e dedicação. É necessário pesquisar online e offline. Começando pelo online dependendo da sua região, poderá ser melhor para se inteirar no ramo. Muitos fornecedores não possuem sites e se tem, não são tão modernos. Os que encontrar, busque mais afundo a reputação, se tem algum comentário de compradores, se possível converse com eles. Caso o fornecedor seja de longe, envie uma mensagem ou ligue para saber se o atendimento é bom e rápido. Teste todos os aspectos que irão afetar sua empresa de alguma forma.

Não basta apenas procurar pela internet. Aconselha-se também a ir pessoalmente conhecer o fornecedor para conversar, conhecer melhor, analisar o produto de perto com cuidado e olhar analitico. Você está escolhendo com quem irá firmar uma parceria que afetará o seu negócio diretamente. Atente-se também ao atendimento que o fornecedor oferece à sua empresa. Como irá negociar e formar parceria, o relacionamento e a afinidade fará diferença.

Tenha um plano B

Lembra que falamos para fazer uma planilha com todos os fornecedores pesquisados? Nunca descarte essa planilha, nem mesmo depois de escolher o fornecedor certo. Caso algo aconteça, você terá uma lista para recorrer e impedir que o problema se alastre. Ter mais de um fornecedor na manga é imprescindível.

Pesquise fornecedores na sua região

Buscar fornecedores mais próximos a sua região pode ajudar nas negociações. Você terá chance de ir conhecer a fábrica, se reunir pessoalmente e conseguir condições especiais de pagamento. Além de aprofundar o relacionamento. Outros benefícios são que em caso de algum problema com a mercadoria é mais fácil de resolver, o prazo de entrega do produto é menor, possibilitando até ir retirar na fábrica.

Análise a capacidade de fornecimento

Antes de conhecer o fornecedor, liste todas as questões a serem perguntadas para que consiga analisar junto às outras propostas qual fornecedor atende mais sua demanda. Pode acontecer do preço de tal fornecedor ser ótimo, porém só atende pedidos muito acima do que sua empresa irá começar hoje. Veja também prazo de entrega dos produtos, formas de pagamento e cláusulas do contrato. Quanto mais informações melhor na hroa de avaliar se vale a pena fechar a parceria.

Compare preços e fornecedores

Não feche negócio com o primeiro fornecedor que encontrar. Gasta mais tempo de pesquisa e conversa com cada um. Agende reuniões, tire dúvidas, visite a fábrica, peça amostras, etc. Tudo para ter certeza de que encontrou o fornecedor certo para sua empresa, uma dica é ter uma planilha com todos os dados para então, sentar e comparar.

Frequente feiras e eventos do seu nicho

Participe de eventos do seu nicho. Esteja por dentro de novidades e, claro, cultive o bom networking. Relacionar-se com outros empresários possibilitará parcerias, troca de conhecimento e enriquecimento na experiência. Além de indicação de fornecedores melhores. Invista em relacionamentos empresariais para também crescer no seu nicho de mercado.

Qualidade do produto

Como um bom empreendedor, você deve conhecer tudo sobre seu nicho bem como dos produtos que comercializa. Por isso, teste a qualidade do produto que o fornecedor oferece. Peça amostra. Leia a composição. Tudo para saber se realmente a mercadoria é original e de qualidade. Esse será mais um ponto a se considerar para descobrir se é o fornecedor certo ou não.

Gostou das dicas? Tenho certeza de que te ajudarão a encontrar o fornecedor certo para iniciar ou expandir o seu negócio. Conta pra gente nos comentários que outras táticas você utiliza para escolher o fornecedor na sua empresa. Até mais, pessoal!