Descubra como se tornar um vendedor internacional com a Amazon Marketplaces.

A plataforma oferece um programa de incentivo para PME nacionais exportarem seus produtos, principalmente para os EUA. A oportunidade do seller que quer transformar seu negócio local em um negócio internacional.

Thumb Mai Amazon2 - Universidade Marketplaces

Quem nasceu até na metade dos anos 90, sabe como era a vida sem internet e como que a chegada da rede de computadores conectados diminuiu muitas distâncias e até derrubou barreiras que alguns anos antes eram impensáveis de serem superadas.

Desde esse começo da internet, a Amazon acompanha sua evolução. Começando como uma empresa de venda online de livros e ao longo dos anos passando para a venda de outros produtos, como eletrônicos, softwares, vestuário, móveis, etc; até chegar na vanguarda de serviços online, como entregas rápidas, streaming e inteligência artificial.

E como não poderia deixar de ser, a multinacional está sempre se esforçando para manter-se a frente no quesito inovação e eficiência. Por isso, eles lançaram uma ferramenta chamada “Global Selling” (traduzindo para o português seria: “Vendendo Globalmente”), um projeto que ajuda os vendedores de sua plataforma a alcançarem o mercado internacional com seus produtos, principalmente para aqueles que querem vender nos Estados Unidos.

Alcançando o mercado internacional.

O programa está disponível em quase todos os 22 países onde a empresa opera. No Brasil foi lançado em 2021 e tem como objetivo de internacionalizar Pequenas e Médias Empresas (PME). Atualmente, dos 78 mil lojistas que estão cadastrados na Amazon Brasil, 99% se encaixam nesse perfil. De 2022 até 2023, foi registrado um aumento de 80% nas vendas de brasileiros feitas internacionalmente pelo programa.

Algumas das vantagens desse programa são, conseguir vender em território estrangeiro sem precisar ter uma CNPJ ou conta bancária no país em questão, além da visibilidade no exterior e ajuda da gigante varejista na logística.

Visibilidade

215 milhões de norte-americanos passam pelo site da Amazon mensalmente, ou seja, isso acaba se tornando uma forma muito barata de divulgação para inserir o produto em um mercado externo. Segundo Ana Luiza Kantor, líder do programa de vendas globais da Amazon, esses dados inclusive são o motivo para essa ação de vendas serem muito fortes nos EUA. “Se o vendedor quiser, ele pode vender para os outros países que a Amazon tem operação, mas nos Estados Unidos somos muito fortes, temos uma equipe muito estruturada e já temos consultores que podem ajudar na comercialização”, afirma.

E continua: “O vendedor consegue aproveitar datas comemorativas dos Estados Unidos e reduz o seu impacto de sazonalidade. É uma oportunidade de conciliar estoques em momentos de baixa no país de origem, além de diversificar receitas e receber em dólares”.

american usa flag in miniature shopping trolley ca 2023 11 27 05 22 14 utc - Universidade Marketplaces
Logística

A Amazon fornece seu serviço de distribuição no país, já que eles sabem que o tempo de entrega é um fator decisivo na hora da compra de um produto. Para manter a excelência do serviço, eles ainda disponibilizam para o seller sua logística de FBA (Fulfillment By Amazon). Só nos Estados Unidos são 110 centros de distribuição da companhia. O seller fica responsável pela forma como ele vai mandar o produto para fora do Brasil.

Informações adicionais

A taxa mensal cobrada pela Amazon para o varejista participar do programa é de US$ 39,90. Além de uma tarifa que é calculada a partir do valor do produto, variando de acordo com a categoria do mesmo. A Amazon faturou cerca de 143,3 bilhões de dólares no último trimestre.

2 comentários sobre “Descubra como se tornar um vendedor internacional com a Amazon Marketplaces.

• Oi Paulo, boa tarde.

Como diz na matéria, você precisa inscrever sua conta no programa “Global Selling”, aí a própria Amazon cuida da logística da entrega e você não precisa ter uma CNPJ no país em questão. A taxa para participar do programa é de US$39,90 + uma tarifa que vai variar de acordo com o produto.

Vou deixar aqui também um link com uma condição especial para você poder participar do nosso evento no meio do ano, o Uni E-Commerce Week. Lá você vai poder conversar com alguém da minha equipe para te instruir da melhor forma possível de como e onde vender seus produtos: https://bit.ly/week-condicao-blog

Grande abraço!