O que você precisa saber para começar a vender na Amazon em 2024?

A Amazon Marketplace é um dos canais que mais cresce, não só no Brasil, mas no mundo inteiro também. Isso proporciona algumas vantagens de vender na Amazon, como por exemplo, poder vender seus produtos para fora do Brasil.

Vamos analisar agora alguns aspectos básicos da Amazon para você que está pensando em começar a vender nesse Marketplace levar em consideração na hora da sua decisão.

Captura de tela 2024 04 02 100640 - Universidade Marketplaces

Fundada por Jeff Bezos em 1994, sua operação chega ao Brasil em 2012 no mercado de livros digitais. Dois anos depois passa a vender livros físicos. Atualmente seus serviços ampliaram consideravelmente, colocando em seu catálogo uma diversidade de produtos, como por exemplo, streaming. Essa gama de serviços faz com que seu público seja muito grande.

Em 2017 a companhia deu início a segunda fase de instalação aqui no Brasil com a abertura de seu Marketplace para que sellers pudessem vender seus produtos. A Amazon é conhecida por prezar pela velocidade na entrega.

Atualmente a Amazon está entre as 5 empresas mais valiosas do mundo. No 1º semestre de 2022 foi a terceira plataforma de Marketplaces mais acessada no Brasil e no ano seguinte, passou para o segundo lugar onde se mantêm até o momento.

Cadastro

Existem várias maneiras de cadastrar produtos na Amazon, mas independente de cada uma delas, é importante entender que a Amazon é um catálogo de ofertas e que funciona pelo BuyBox, um modelo onde vários sellers são anexados em um mesmo anúncio (importante lembrar que nesse contexto, não é necessariamente o menor preço que vai fazer o cliente decidir qual comprar. Existem outros fatores que afetam essa decisão).

Planos de Venda

Para vender na Amazon, existem dois planos de venda que você pode escolher. O Individual e o Profissional. Apesar do Individual ser mais barato, nós aqui da Universidade Marketplaces recomendamos que você escolha o Profissional por conta das vantagens. Vamos a elas:

Amazon planos de vendas0 - Universidade Marketplaces
Para maiores informações, clique na imagem.
Formas de envio

As formas de envio da Amazon são 4:

Amazon formas de envio0 - Universidade Marketplaces
DBA:
FBA – Fulfillment By Amazon:

Para participar do Fulfillment By Amazon, o seller deve ser ativo no SEFAZ para poder emitir NF-es. Ele vai utilizar um dos seguintes Regimes Fiscais:

• Simples Nacional, com endereço e Inscrição Estadual nos estados de SP, PR, RJ ou RS;

• Regime Normal, com endereço e Inscrição Estadual no estado de São Paulo;

FBA Onsite:

O programa mais exclusivo dos 4, a começar pelo fato de que para participar, o seller precisa ser convidado pela Amazon. Os requisitos são:

• Ser convidado;

• Estar localizado nos estados de SP, RJ, MG, ES, PR, SC, RS, GO, DF, PE, PB, BA ou CE;

• CNPJ e IE registrados no mesmo estado do endereço de coleta;

• Combinação homologada de integrador e ERP;

• impressora térmica homologada;

• Estocar separadamente em sua logística os produtos que serão vendidos em FBA Onsite;

• Vender um mínimo de 6 unidades/dia no programa DBA ou no Envio Próprio;

• Não participar do programa FBA;

• Participar de uma turma de lançamento;

• Realizar todos os treinamentos.
Conclusão

A Amazon é conhecida por vários motivos no ecossistema dos Marketplaces, desde sua eficiência e qualidade no serviço prestado, quanto por ser a plataforma mais criteriosa para o seller se inscrever. Mas mesmo com todo o processo de inscrição, compensa muito vender nesse Marketplace, por conta de seu tamanho, alcance e diversidade de produtos, além de outras vantagens.

Se você quer saber mais sobre esse Marketplace, assista também o episódio do Unicast onde Alexandre Nogueira e Gabriel Tavares falam sobre o segredo da escala de vendas na Amazon, explicando pontos importantes e passando dicas valiosas para o seller.