Estratégias de Foco em Canais de Vendas Online: Como Maximizar seus Resultados no Marketplace certo

Em um mercado de e-commerce cada vez mais competitivo, saber onde concentrar seu foco é crucial para alcançar o sucesso. Não se trata apenas de estar presente em todos os canais possíveis, mas de escolher os que realmente trazem resultados significativos para o seu negócio.

Thumb ecommerce - Universidade Marketplaces

No início de 2020, muitos empreendedores estavam focados em estar presentes em múltiplos canais de vendas online, acreditando que essa seria a melhor maneira de aumentar seus lucros. Contudo, a realidade mostrou que sem uma estratégia clara, essa abordagem pode levar à um excesso de esforços para alcançar resultados medianos. Estar em 14 marketplaces diferentes não é uma garantia de sucesso quando as vendas não são distribuídas de maneira eficiente entre eles, por exemplo.

Em primeiro lugar, é essencial entender em quais canais seu produto realmente tem potencial para performar bem. Avaliar a relevância de cada marketplace para o seu tipo de produto é fundamental para evitar o desperdício de tempo e recursos.

Foco nos Principais Canais de 2024

Em 2024, os principais marketplaces que dominam o mercado são Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, e Americanas. Cada um desses canais têm suas peculiaridades e é importante entender como eles se encaixam na sua estratégia de vendas:

• Mercado Livre: Ideal para uma grande variedade de produtos, com destaque para automotivos e itens de alta rotatividade. Sua logística robusta e opções de Fulfillment fazem deste canal uma escolha segura;

• Amazon: Forte em termos de confiabilidade e logística, especialmente com o crescimento do FBA (Fulfillment by Amazon) no Brasil;

• Shopee: Uma plataforma emergente que oferece uma boa oportunidade para quem busca alta visibilidade e menor competição em certos nichos;

• Magalu: Excelente para produtos de grandes volumes, como móveis, devido ao seu eficiente serviço de Fulfillment;

• Americanas: Em fase de recuperação, continua sendo relevante para determinados segmentos de produtos.
Gestão de Múltiplos Canais: Simplifique e Priorize

Administrar muitos canais pode ser complexo e muitas vezes contraproducente, especialmente se você estiver gerenciando tudo sozinho ou com uma equipe pequena. A integração de todos os canais em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é essencial para garantir que os preços, estoques e pedidos estejam sempre atualizados.

No entanto, mesmo com sistemas de integração, é fundamental focar nos canais que realmente trazem retorno. Um dos maiores desafios de vender em múltiplos marketplaces é manter a consistência na operação e evitar erros, como falhas na atualização de preços e estoques, que podem prejudicar sua reputação e levar a cancelamentos de pedidos.

Para entender melhor a vantagem de focar sua operação em pouco canais, você pode ler sobre a Síndrome dos Múltiplos Canais.

Entenda as Especificidades de Cada Canal

preparing to ship for e commerce sellers 2023 11 27 05 02 55 utc - Universidade Marketplaces

Cada canal tem suas particularidades e é crucial entender o que é permitido em termos de produtos e logística. Por exemplo:

• Produtos de Grandes Volumes: Magalu e Mercado Livre oferecem as melhores opções de Fulfillment para itens grandes e pesados, enquanto a Amazon começa a expandir suas opções de coleta e pontos de envio.

• Categorias Específicas: Certos canais aceitam nichos específicos (como sex shops), que podem encontrar mais restrições em outras plataformas, como a Shopee.

Saber quais produtos são aceitos e como otimizar sua logística em cada canal pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Logística e Repasses: Ajuste seu Fluxo de Caixa

Entender o tempo de repasse de cada marketplace é fundamental para gerenciar seu fluxo de caixa. Os prazos podem variar significativamente:

8 dias após a entrega.

Repasse semanal, às quartas-feiras.

Pode variar de 15 a 20 dias, dependendo do fluxo de pedidos.

Repasse em até 15 dias.

Duas vezes ao mês.

A escolha de canais com repasses mais rápidos pode ser crucial, especialmente se o seu fluxo de caixa estiver apertado. Além disso, considere a localização geográfica e as opções logísticas disponíveis em sua região para otimizar a entrega e aumentar a satisfação do cliente.

Definir Metas e Prioridades para Crescimento

Para que seu negócio cresça de maneira sustentável, é importante definir metas claras e as estratégias para atingi-las. Isso envolve traçar objetivos macro, como aumentar o número de produtos em um determinado canal e também micro objetivos, como organizar as fotos, títulos e descrições dos produtos, etc.

A organização e a priorização das tarefas diárias são essenciais para evitar a sensação de urgência constante. Dedicar um tempo específico do dia para atividades críticas, como subir novos produtos ou otimizar anúncios, podem definir a eficiência da operação.

business owner writing address on cardboard box at 2023 11 27 04 50 58 utc - Universidade Marketplaces

No e-commerce, menos pode ser mais. Focar nos canais certos, entender as especificidades de cada um e organizar sua operação de maneira eficiente são passos cruciais para alcançar o sucesso. Ao invés de tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo, concentre seus esforços onde eles realmente trarão resultados e esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme o mercado evolui. E para saber das particularidades de cada Marketplace de maneira mais detalhada e quais as melhores estratégias para cada um, inscreva-se para a próxima turma do M120k, onde você vai receber um treinamento completo para transformar as suas vendas nos maiores Marketplaces do Brasil e ultrapassar os 120 mil mensais, maximizando o seu lucro!

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces