Síndrome dos múltiplos canais.

young angry asian woman with mobile 2023 11 27 04 58 03 utc - Universidade Marketplaces

Podemos dizer que o Brasil é o país dos Marketplaces. Desde a pandemia, quando mudou a forma que o brasileiro se relaciona com o comércio eletrônico, criando uma relação mais próxima e praticamente integrando as vendas online no dia a dia do cidadão comum, esse é um mercado em constante crescimento. Esse crescimento é refletido de várias formas, como por exemplo, eventos, investimentos e a constante chegada de novos Marketplaces para o país.

Opções para quem quer vender ou até mesmo para quem já vende e quer expandir os negócios não faltam. E com uma grande variedade de Marketplaces disponíveis, é natural pensar que uma conta cadastrada no maior número possível de canais, vai gerar um lucro maior, certo? Bem… A resposta pode te surpreender.

Por mais que esse raciocínio possa parecer um pensamento lógico, na realidade não é exatamente assim que funciona.

Existem de fato vários canais disponíveis para vendas no Brasil e cada um deles com suas próprias características. Cada um tem suas regras próprias, seus critérios de relevância, etc. Se um seller estiver cadastrado em 20 canais diferentes, serão 20 aspectos diferentes para ele se atentar. Quando um seller se cadastra em um número grande de canais, achando que isso vai aumentar suas vendas, mas acaba só lhe complicando por não dar conta da quantidade de canais com que se comprometeu, nós da Universidade Marketplaces chamamos isso de “Síndrome dos Múltiplos Canais”.

Dentro desse cenário, nós recomendado que o seller identifique quais são os melhores canais para o seu negócio naquele momento, e foque em vender nesses canais escolhidos. Optar por fazer algumas vendas bem-feitas em poucos canais ao invés de fazer várias vendas de qualquer jeito ou malfeitas em muitos canais. Acredite, no futuro essas vendas feitas de qualquer jeito vão custar caro para sua operação.

Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces já teve sua operação rodando em 16 canais simultaneamente e nesse processo percebeu que a dor de cabeça estava sendo maior que o lucro. Foi então que ele teve o insight de que seria melhor focar nos canais certos, porque com um objetivo mais focado, as chances de alcançar um resultado expressivo aumentavam consideravelmente.

sniper rambo0 - Universidade Marketplaces
Sniper x Rambo

Para exemplificar essa decisão, Alexandre criou uma analogia comparando um sniper com Rambo (o personagem dos filmes de ação de Sylvester Stallone). O sniper é um atirador de elite, conhecido por sua precisão, utilizando apenas uma bala para acertar o alvo com um tiro certeiro, enquanto o Rambo é famoso por descarregar uma metralhadora inteira ou mais durante suas missões, atirando para todo lado sem ver o que está acertando.

Sempre que puder escolher, opte por qualidade ao invés de quantidade. Um cliente vai se fidelizar a sua marca com um atendimento bem-feito que proporcione uma experiencia agradável de compra e não por saber a quantidade de vendas daquele produto que ele está comprando.

Ainda sobre o assunto: