A lição que podemos tirar da Amazon com o avanço das gigantes chinesas, Temu e Tiktok.

Os canais chineses de vendas avançam cada vez mais aqui no ocidente, expandindo seus negócios e esse avanço é percebido pelas empresas grandes, como a Amazon que mostra a importância de se adaptar.

Thumb ama temu tiktok - Universidade Marketplaces

É nítido de um tempo para cá, a China está ganhando mais espaço no mercado. O país asiático tem crescido bastante e isso é refletido desde notícias sobre o mercado econômico mundial, onde não é difícil ver a China com um certo destaque e algumas vezes, até protagonismo; e em casos mais cotidianos, as produções da Netflix que há alguns anos têm exibido mais conteúdo chines, tanto filmes como séries.

E no mundo dos Marketplaces, não teria como ser diferente. Empresas chinesas como a Shopee e a Shein já estão entre as principais plataformas de vendas acessadas diariamente pelos brasileiros (lembrando que as duas estarão presentes no Uni E-Commerce Week), além da Temu, outra gigante chinesa que promete chegar ao Brasil ainda esse ano e da parceria inédita firmada entre o Magalu com a AliExpress (do grupo chines, Alibaba).

O que pode ser uma surpresa para algumas pessoas (quem acompanha aqui o blog, provavelmente já estava ciente), é o Tiktok entrar nesse ramo também. A plataforma conhecida pelo seu conteúdo de vídeos curtos (geralmente de danças), é a primeira opção para os jovens da geração Z pesquisarem os produtos que pretendem comprar.

Tiktok anuncia evento nos moldes do Prime Day da Amazon

Aproveitando essa tendência, o Tiktok está usando isso para expandir o seu mercado. Como foi falado na palestra de Thabata Requena, coordenadora do programa de publicidade para pequenas e médias empresas do TikTok, no Uni E-Commerce Week do ano passado, muitos vendedores estão aproveitando para levar seus produtos para um público mais jovem através da plataforma.

Agora, para tentar se consolidar no mundo do e-commerce, o Tiktok anunciou que a partir do dia 09 de julho acontece o “Deals For You Days”, nos EUA (“Dias de oportunidades para você”, em tradução livre. No caso, o termo “For You” faz um trocadilho com uma aba do aplicativo onde o algoritmo reúne vídeos que julga interessante para o usuário).

O anúncio veio logo em seguida da Amazon anunciar que o Prime Day acontecerá nos dias 16 e 17 do mesmo mês. O evento do Tiktok ainda contará com vendas exclusivas de produtos selecionados de marcas como L’Oréal Paris, Maybelline New York, entre outras; além de contar com vídeos ao vivo onde o criador de conteúdo poderá interagir com seus seguidores.

E enquanto o Tiktok está montando seu evento inspirado no da Amazon, a empresa norte-americana se inspira em um novo modelo de negócio vindo da terra do Tiktok.

Amazon vai adotar modelo de envio comum na China

A Temu é outra empresa chinesa que vem expandindo seu território e fazendo as concorrentes prestarem atenção em seus passos. Principalmente depois da final do Super Bowl desse ano, quando muitos estadunidenses puderam ver um comercial da empresa. (Lembrando que um comercial para ser vinculado na final do campeonato custa cerca de US$7 milhões. A Temu vinculou seis).

A empresa já faz entrega em 50 países e tem como slogan, “compre como um bilionário”. O analista de varejo, Neil Saunders faz a seguinte comparação sobre a Temu dizendo que é a “Amazon turbinada”, já que as duas empresas têm histórias parecidas, já que ambas se destacaram no mercado logo em sua chegada e chamaram atenção de outras empresas mais tradicionais.

Tanto que percebendo o crescimento da Temu, a Amazon anunciou através de um porta-voz, uma nova seção de descontos semelhante à da empresa chinesa, incluindo o envio de produtos diretamente de armazéns chineses. “Estamos sempre explorando novas maneiras de trabalhar com nossos parceiros de vendas para encantar nossos clientes com mais opções, preços mais baixos e maior conveniência”, afirmou o porta-voz.

Essa nova seção deve contar com produtos mais baratos, com moda sem marca, artigos para o lar e necessidades diárias. O prazo de entrega para esses produtos serão entre 9 e 11 dias.

Podemos tirar uma lição valiosa desse contexto, onde vemos a Amazon, uma referência no mundo do e-commerce, ao mesmo tempo em que uma plataforma nova procura se inspirar em seu modelo consolidado de evento, ela ainda consegue olhar para o que tem de novo no mercado e se adaptar. E quem se adapta, é quem continua seguindo.

Aqueles que querem se adaptar, precisam participar do Uni E-Commerce Week, um evento feito de vendedor para vendedor com a participação dos principais Marketplaces do Brasil. A oportunidade de estar lado a lado da maior consultoria de vendas da América Latina e criar um networking personalizado, além de aprender as estratégias e técnicas para triplicar suas vendas e muito, muito conhecimento e insights que podem fazer a diferença para o seu negócio.