logo ok curvas - Universidade Marketplaces

Conheça um pouco mais sobre a Temu, a gigante chinesa que vem para o Brasil e ameaça outros marketplaces!

using cell phone 2023 11 27 05 11 11 utc - Universidade Marketplaces

Você que acompanha o blog já deve estar sabendo da vinda da Temu para o Brasil. A empresa chinesa é propriedade de Pinduoduo Holdings, uma operadora de plataforma de comércio eletrônico que é definida pelo fundador do China Market Research Group, Shaun Rein, como “um monstro no comércio eletrônico chinês”.

Segundo Rein, “Em toda a China, todos compram produtos na Pinduoduo, desde caixinhas de som até camisetas ou meias”. E é com essa variedade de produtos que a Temu cresceu. Conhecida por vender de tudo e por preços muito baixos, a empresa vem sendo vista como uma ameaça para seus concorrentes, como a Shopee, Shein e a Amazon (que aliás, também já teve uma fama parecida quando veio para cá. Para entender mais, veja esse episódio do nosso Unicast). Isso é reforçado pelo slogan “compre como um milionário”.

Durante o Super Bowl desse ano, a Temu passou seis comerciais de 30 segundos durante o evento. Cada comercial desses custa cerca de US$7 milhões (aproximadamente R$35 milhões). Depois da exibição dos comerciais, o número de downloads da Temu subiu consideravelmente. Estima-se que o número de visitantes individuais da plataforma aumentou em quase 25% no mundo inteiro.

Uma particularidade da operação da Temu é usar um sistema de coleta de dados em grande escala, visando os mais pesquisados e clicados; e então são passados gratuitamente para os produtores. Também é usada inteligência artificial para criar imagens baseadas nas últimas tendências (algumas vezes inclusive de produtos que nem foram fabricados ainda). Depois os produtos são enviados para o consumidor por via aérea, eliminando assim a etapa de armazenamento.

É importante estar preparado para a possível chegada dessa gigante ao Brasil (A BBC News Brasil tentou averiguar essa informação com a própria Temu, mas não obteve resposta), porque com todas essas particularidades, com certeza o cenário nacional vai ser abalado de alguma forma e mais uma vez o seller vai ter a missão de se adaptar as mudanças de um mercado em constante mudança e evolução.