As novas regras da reputação do Mercado Livre serão válidas a partir do dia 21 de março de 2023 e vamos analisar como se adequar as essas mudanças. A reputação pode afetar diretamente suas vendas com a mudança na sua classificação no termômetro. Por isso fizemos uma lista de verificação de alguns pontos chave para você adequar o seu negócio e não ficar para trás.

Primeiro passo antes de começar a se preocupar com a mudança, verifique qual é a sua reputação agora. Depois você pode verificar no próprio Mercado Livre como sua conta irá ficar com as mudanças. Clique aqui para fazer a simulação do Mercado Livre- lembrando que você deve estar logado na sua conta.

Agora que você já sabe como sua conta está e como ela ficará com a nova regra da reputação, vamos aos pontos de atenção da reputação que são: a porcentagem de Reclamações, Cancelamentos (feito pelo vendedor) e Envios em atraso. Você pode conferir aqui no blog um artigo com vídeo sobre as mudanças em geral que irão acontecer.

Primeiro vamos realizar um mapeamento da nossa conta e em um segundo momento vamos planejar como vamos agir.

Como se adequar-Pontos de atenção

Reclamações

  • Analisar reclamações
  • Verifique seu histórico de produtos, quais geram reclamações, quais vendas geram reclamações, onde está acontecendo o problema, porque do problema

Envios em atrasos

  • Verifique seu horário de corte,caso o caminhão da coleta não passar ou se não couber tudo, tire foto do caminhão, dos produtos, deixe tudo documentando, vá até o ponto de envio para deixar a encomenda, porém documente isso. Avise pelo chat e a agência de envio.
  • Controle a concentração de vendas que você enviou com atraso.
  • Confira os horários e produtos com mais envios atrasados.
  • Análise dois pontos: porque nesses horários atrasam e  porque o produto atrasa. 

Dica extra: O que já está atrasado, já está atrasado.Quando você está com algum problema que te gerou alguns atrasos é melhor priorizar os novos pedidos que estão para sair  para não acumular mais produtos em atraso, depois que realizou o envio dos novos faça os atrasados mas lembre-se de verificar qual vai gerar menos dano para você

Cancelamentos e envios em atraso

  • Verifique o tamanho do estoque, se o tamanho do seu estoque está bom com uma quantidade que você consiga atender a sua demanda, 
  • Verifique a entrega do fornecedor se está entregando na data correta prometida. 
  • Utilizar o Fullfillment pode ser uma opção dependendo do produto. 
  • Analise se também será bom para sua reputação continuar no Flex (que são as entregas realizadas por você em locais próximos). 
  • Verifique qual é a melhor forma de melhorar sua logística e seu faturamento.
  • Olhe seu mix de produto de forma individualizada
  • Olhe seu fornecedor de forma individualizada 
  • Análise o produto que causa cancelamento

Para você que está nesse artigo, nós da Universidade Marketplace vamos disponibilizar alguns especialistas para realizar uma análise de conta para ajudar você a se adequar às novas regras de reputação Mercado Livre. Agende sua análise de conta aqui

Como se adequar – Análise

Verifique suas métricas no Mercado livre na sessão Atendimento aos seus compradores

  • Análise de forma histórica e separe todos os motivos pelo qual você recebeu uma reclamação.
  • Segmente os motivos da geração da reclamação e verifique o que o Mercado Livre está indicando como erro.
  • Os motivos podem variar sendo sua culpa de planejamento de logística. Agora com a mudança com uma margem muito pequena você precisa saber minuciosamente o que você pode evitar para não receber reclamações, e o que você poderia fazer para melhorar 
  • Verifique também a sessão vendas que deram problema e você pode ver quais vendas estão afetando a sua reputação e os que não. Caso a culpa não tenha sido sua, crie uma rotina de retirada de reclamações indevidas. Abra um chat e peça para desconsiderar a reclamação.

Envios em atraso, análise o indicador Distribuição por horário onde você consegue verificar dentro da sua concentração de venda baseado em dia e horário onde você tem maior incidência de atraso, sendo assim baseado no seu horário de corte você pode ter problemas com determinado produto. Olhando mais embaixo no mesmo indicador temos a lista de produtos com mais envios atrasados, sendo assim uma resolução para isso pode ser deixar pré embalado uns dos produtos que estão nessa lista, ou tem um grande número de vendas próximo ao horário de corte. 

Fazendo essas análises você começa a ter mais clareza das melhorias necessárias que é preciso fazer para estar dentro da margem da reputação do Mercado Livre.

Em último caso vamos verificar se é necessário ou não retirar algum produto que esteja causando algum problema dentro da reputação Mercado Livre.

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