Considerações para aumentar suas vendas no Dia das Mães de 2024

mother and daughter embracing with eyes closed ex 2023 11 27 05 04 20 utc - Universidade Marketplaces

O mês de maio começa com o Dia do Trabalhador, mas essa data definitivamente não consegue competir com o Dia das Mães. Desde 2021, durante o pico da pandemia de covid-19, a data veio crescendo exponencialmente, e hoje é praticamente a segunda data sazonal mais esperada do e-commerce, perdendo somente para o final do ano com o Natal e superando inclusive a Black Friday. Por isso a expectativa para a data é muita, já que todos os marketplaces fazem apostas altas, graças a sua repercussão de grande alcance.

Para entender melhor como o seller pode aproveitar a data para aumentar suas vendas, conversamos com a consultora estratégica da Universidade Marketplaces, Stephani Ribeiro. Confira as dicas e os insights delas:

O que o seller precisa saber para vender no Dia das Mães?

Stephani Ribeiro: Levando em consideração que essa é uma data muito importante para o varejo e para o e-commerce, nós já sabemos que dá para aproveitar e escalar. Esse momento, cada marketplace vai exigir algo diferente do seller, então é importante que ele tenha boas negociações com fornecedor, que tenha preço para poder trabalhar promoções, porque isso vai fazer diferença.

Como o seller deve se preparar para aproveitar a data?

SR: Os marketplaces vão ter banner, vão ter filtros exclusivos para esse tipo de campanha e estoque. Não dá para entrar em uma campanha de grande repercussão sem ter estoque planejado para isso. Não necessariamente se deve apostar somente em produtos que são voltados para o Dia das Mães. Pode apostar em outros produtos que venderiam o ano todo e que nessa data vão ter uma escala, vão aumentar as vendas.

Todo seller consegue vender no Dia das Mães?

SR: Sim, todo seller consegue trabalhar a campanha do Dia das Mães. É importante ressaltar que quando a gente fala de data sazonal, estamos falando de estratégia. O que é preciso lembrar nesse momento? É preciso lembrar que agora é um momento de aparecer, então é legal usar a estratégia de sazonalidade, no caso Dia das Mães, para que o produto tenha maior visibilidade. Pode participar de campanhas para o Dia das Mães, pode fazer um Ads para o Dia das Mães, pode fazer a cauda longa, mesmo que o produto não seja especificamente voltado para o Dia das Mães. Essa é uma data muito ampla, muito abrangente, ela pode percorrer várias redes que a gente nem tem noção. Não podemos ficar presos a um estereótipo e deixar de crescer dentro dos canais. Então é recomendado usar o Dia das Mães como estratégia para alcançar mais mercados e desenvolver um trabalho de grande alcance.

Como você acredita que serão as vendas esse ano?

SR: Nós passamos por algumas instabilidades. Em fevereiro que costuma ser uma data recorde de acesso, esse ano houve uma queda. Um mês que nunca teve esse cenário. O Dia das Mães sempre veio de meses em que estavam crescendo a quantidade de acessos. Apesar dessa mudança, dessa oscilação de mercado, ainda apostamos muito no Dia das Mães. Ela tende a ser uma data muito importante para o e-commerce. É uma data muito esperada e o consumidor não abre mão de presentear. Por esse motivo, o e-commerce continua sendo uma opção. Então pode-se dizer que é um cenário favorável.

Alguma consideração final?

SR: Vale ressaltar um ponto muito importante, a logística. A logística será um grande diferencial, porque nós brasileiros temos costume de comprar sempre de última hora, de deixar para depois e às vezes o deixar para depois faz com que a pessoa tenha que tomar decisões rápidas. E por esse motivo, apostar na logística mais rápida que o marketplace fornece. Então, aquele que tiver uma logística melhor tende a ter uma conversão maior, já que por ter ficado para última hora, o consumidor acaba optando por aquilo que chegue mais rápido. Então vale ressaltar que uma grande aposta também é a logística. O e-commerce vai estar muito aquecido nessa data e é uma data que vale muito a pena apostar.