22 de agosto de 2024
Em um mercado de e-commerce cada vez mais competitivo, saber onde concentrar seu foco é crucial para alcançar o sucesso. Não se trata apenas de estar presente em todos os canais possíveis, mas de escolher os que realmente trazem resultados significativos para o seu negócio.
No início de 2020, muitos empreendedores estavam focados em estar presentes em múltiplos canais de vendas online, acreditando que essa seria a melhor maneira de aumentar seus lucros. Contudo, a realidade mostrou que sem uma estratégia clara, essa abordagem pode levar à um excesso de esforços para alcançar resultados medianos. Estar em 14 marketplaces diferentes não é uma garantia de sucesso quando as vendas não são distribuídas de maneira eficiente entre eles, por exemplo.
Em primeiro lugar, é essencial entender em quais canais seu produto realmente tem potencial para performar bem. Avaliar a relevância de cada marketplace para o seu tipo de produto é fundamental para evitar o desperdício de tempo e recursos.
Em 2024, os principais marketplaces que dominam o mercado são Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, e Americanas. Cada um desses canais têm suas peculiaridades e é importante entender como eles se encaixam na sua estratégia de vendas:
Administrar muitos canais pode ser complexo e muitas vezes contraproducente, especialmente se você estiver gerenciando tudo sozinho ou com uma equipe pequena. A integração de todos os canais em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é essencial para garantir que os preços, estoques e pedidos estejam sempre atualizados.
No entanto, mesmo com sistemas de integração, é fundamental focar nos canais que realmente trazem retorno. Um dos maiores desafios de vender em múltiplos marketplaces é manter a consistência na operação e evitar erros, como falhas na atualização de preços e estoques, que podem prejudicar sua reputação e levar a cancelamentos de pedidos.
Para entender melhor a vantagem de focar sua operação em pouco canais, você pode ler sobre a Síndrome dos Múltiplos Canais.
Cada canal tem suas particularidades e é crucial entender o que é permitido em termos de produtos e logística. Por exemplo:
Saber quais produtos são aceitos e como otimizar sua logística em cada canal pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Entender o tempo de repasse de cada marketplace é fundamental para gerenciar seu fluxo de caixa. Os prazos podem variar significativamente:
8 dias após a entrega.
Repasse semanal, às quartas-feiras.
Pode variar de 15 a 20 dias, dependendo do fluxo de pedidos.
Repasse em até 15 dias.
Duas vezes ao mês.
A escolha de canais com repasses mais rápidos pode ser crucial, especialmente se o seu fluxo de caixa estiver apertado. Além disso, considere a localização geográfica e as opções logísticas disponíveis em sua região para otimizar a entrega e aumentar a satisfação do cliente.
Para que seu negócio cresça de maneira sustentável, é importante definir metas claras e as estratégias para atingi-las. Isso envolve traçar objetivos macro, como aumentar o número de produtos em um determinado canal e também micro objetivos, como organizar as fotos, títulos e descrições dos produtos, etc.
A organização e a priorização das tarefas diárias são essenciais para evitar a sensação de urgência constante. Dedicar um tempo específico do dia para atividades críticas, como subir novos produtos ou otimizar anúncios, podem definir a eficiência da operação.
No e-commerce, menos pode ser mais. Focar nos canais certos, entender as especificidades de cada um e organizar sua operação de maneira eficiente são passos cruciais para alcançar o sucesso. Ao invés de tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo, concentre seus esforços onde eles realmente trarão resultados e esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme o mercado evolui. E para saber das particularidades de cada Marketplace de maneira mais detalhada e quais as melhores estratégias para cada um, inscreva-se para a próxima turma do M120k, onde você vai receber um treinamento completo para transformar as suas vendas nos maiores Marketplaces do Brasil e ultrapassar os 120 mil mensais, maximizando o seu lucro!