Thumb Blog - Universidade Marketplaces

frete grátis no Mercado livre: como funciona e quem pode usar Em cada categoria.

Várias pesquisas já indicaram que o Frete é um fator decisivo na hora do cliente finalizar a compra e no Mercado Livre existem algumas regras para poder oferecer o Frete para seus consumidores.

Captura de tela 2024 04 03 142049 - Universidade Marketplaces

Já comentamos alguns aspectos do Frete Grátis do Mercado Livre aqui, como por exemplo, que a partir de R$79,00 o seller é obrigado a trabalhar com o Frete Grátis e que a Reputação interfere no Frete Grátis. Vamos entender isso melhor.

As tarifas de custo por anúncios, são em uma média de 12% para o Clássico e 17% para o Premium (lembrando que as tarifas podem variar de acordo com a categoria, portanto consulte no site do próprio Mercado Livre o valor). Produtos até R$78,99 tem uma taxa de R$6,00 por unidade somados a tarifa da venda.  Vendas acima de R$78,99 passam a ter Frete Grátis.

A Reputação do seller vai definir o desconto para oferecer Frete Grátis do produto. Confira na tabela abaixo os valores e para consultar no site do Mercado Livre, clique aqui:

Captura de tela 2024 04 05 144259 - Universidade Marketplaces
Categoria de supermercado

Essa categoria tem regras próprias. Existe uma questão de progressividade no custo (vide tabela abaixo) na venda de produtos. De R$5,00 a R$29,99 o seller paga R$1,00 por item, de R$30,00 a R$49,99 são R$2,00 e finalmente de R$50,00 a R$198,99 o preço por item fica R$4,00. O Frete Grátis se torna obrigatório nessa categoria em compras acima do último valor citado (ou seja, a partir de R$199,00). Para entender melhor essas regras, consulte a página do Mercado Livre.

tabela supermercado0 - Universidade Marketplaces
Livros

Livros são isentos de custo fixo adicional.

Considerações finais

Lembrando sempre que as regras do Mercado Livre estão em constante mudanças, devido aos valores do mercado, inflação, etc, por tanto algumas informações aqui podem ser alteradas. Por isso, não deixe de acompanhar o Blog da Universidade Marketplaces constantemente e nossas redes sociais, nós sempre informamos as mudanças que ocorrem.

Se não estiver conseguindo saber como aplicar essas informações na sua conta, nós disponibilizamos um consultor da nossa equipe para fazer uma análise da sua conta no Mercado Livre, sem nenhum custo para isso. Entre em contato e descubra como podemos ajudar você alavancar suas vendas.

Agora que você já sabe sobre o Frete Grátis, provavelmente você está querendo saber mais sobre as opções de envio de seus produtos. Clique no link e descubra a melhor forma para o seu negócio.