Thumb Blog - Universidade Marketplaces

Entendendo o Ecossistema do Mercado Livre em 2024: Veja as oportunidades que te esperam!

O Mercado Livre é o maior Marketplace da América Latina e uma excelente oportunidade para quem quer vender online e fazer parte do ecossistema de E-Commerce.

Captura de tela 2024 04 03 114849 - Universidade Marketplaces
Mapa que mostra a atuação do Mercado Livre na América Latina.

Atuando em 18 países, (praticamente toda a América Latina, até por isso que é considerado o maior marketplace dessa região do globo, tanto em números de vendedores como em número de usuários), com destaque para Brasil e Argentina, e atualmente em expansão pelo território mexicano, o Mercado Livre geralmente é a primeira opção que se considera para quem quer trabalhar com E-Commerce.

Com mais de 60 milhões de produtos em ofertas, automóveis e serviços em tempo real, o Mercado Livre definitivamente é uma das melhores escolhas para começar a vender nos Marketplaces, mas mesmo assim, existe uma questão que pode deixar o seller imóvel, sem reação e perdendo uma grande oportunidade: “Como começar a vender no Mercado Livre?” Ou se já vende, mas não tanto quanto gostaria, “O que estou fazendo de errado? Como faço para aumentar minhas vendas?”.

O Mercado Livre não é a maior plataforma de vendas online da América Latina à toa. Para conseguir dar conta do seu número de vendedores, o Mercado Livre tem várias regras, métricas e especificações com intuito de entregar um serviço de qualidade para o comprador. E para sua sorte, nós da Universidade Marketplaces também não somos a maior consultoria de vendas do Mercado Livre da América Latina à toa. Nós conhecemos as regras do jogo e sabemos como fazer o seu negócio decolar. Nessa sessão do blog, vamos abordar os principais temas que fazem alavancar suas vendas na plataforma. Vamos separar tudo em tópicos para ficar mais fácil de acompanhar e facilitar para o seller que tiver uma dúvida especifica sobre determinado assunto. Se eventualmente você não encontrar o tópico que procura nessa sessão, deixe um comentário ou entre em contato com a gente que então abordaremos o assunto.

Então prepare-se para essa jornada rumo aos 4 mil em vendas todo santo dia no maior Marketplace do país.

Entendendo como funciona a plataforma.

Captura de tela 2024 04 03 114943 - Universidade MarketplacesAntes de passarmos para o conteúdo, vamos entender como funciona o ecossistema do Mercado Livre. Ele é constituído de alguns setores, sendo eles:

• Mercado Livre (Marketplace);
  • Mercado Pago (solução de pagamentos);
  • Mercado Envios (solução em distribuição);
  • Mercado Crédito (linha de crédito própria);
  • Mercado Ads (publicidade);
  • Mercado Shops (ferramenta de loja online).

Para poder maximizar suas vendas no Mercado Livre, é importante entender a utilidade dessas ferramentas e saber o momento certo de usar cada uma em seu negócio, por isso vamos começar explicando sobre o Mercado Livre como plataforma.

No Mercado Livre, tem 3 formas de se fazer um anúncio, os modelos: Grátis, Clássico e Premium.

Tipos de anuncio0 - Universidade Marketplaces
Cada modelo vai ter suas características.

O custo por anúncio tem uma tarifa média (o valor varia de acordo com a categoria), por volta de 12% para o Clássico e 17% para o Premium. Lembrando que produtos abaixo de R$79,00 tem custo fixo de R$6,00 por unidade + a tarifa da venda. A partir de R$79,00; o seller é obrigado a trabalhar com frete grátis.

O repasse normalmente acontece 8 dias após a entrega, mas no caso da venda de produtos usados e/ou o seller não ter reputação, o tempo aumenta para 12 dias.

Para entender melhor como funciona a reputação dentro do Mercado Livre e como ela pode afetar sua conta, confira a sessão sobre o tema. Se ainda está com dúvidas sobre o assunto abordado aqui, deixe um comentário ali embaixo ou caso queira mais detalhes, fale com a nossa equipe. Vamos analisar sua conta gratuitamente e ver como podemos te ajudar.