Mercado Livre é oficializada como a empresa Mais Valiosa da América Latina! Seu Crescimento Impressiona.

O Mercado Livre se tornou a empresa mais valiosa da América Latina, superando a Petrobras com uma avaliação de US$ 90 bilhões. O crescimento foi impulsionado por investimentos em tecnologia e expansão na América Latina, especialmente no Brasil e México.

1722792293556 e1723223961475 - Universidade Marketplaces
Equipe da Universidade Marketplaces em visita a Melicidade.

O Mercado Livre alcançou um marco histórico ao se tornar a empresa mais valiosa da América Latina, superando a gigante estatal Petrobras. Em 2 de agosto de 2024, a avaliação de mercado do Mercado Livre atingiu US$ 90 bilhões (aproximadamente R$ 514 bilhões), ultrapassando os US$ 83,1 bilhões da Petrobras. Essa conquista coincide com a celebração dos 25 anos da empresa e reflete um crescimento contínuo impulsionado por diversos fatores.

Um dos principais fatores que contribuíram para o crescimento do Mercado Livre foi a valorização do dólar, que aumentou as receitas da empresa em vendas cotadas na moeda americana. Isso contrastou com a Petrobras, que foi prejudicada pela mesma valorização devido à importação de derivados de petróleo.

Além disso, o Mercado Livre expandiu significativamente sua atuação em toda a América Latina, com destaque para o Brasil e México. No Brasil, onde a empresa tem sua sede em Osasco (a Melicidade), a operação representa metade do faturamento total, reforçando a importância do mercado brasileiro para a empresa.

Os investimentos em tecnologia e na rede de distribuição também foram cruciais para o sucesso do Mercado Livre. A empresa modernizou seu modelo de marketplace, introduzindo o sistema fulfillment, que permite aos vendedores armazenar seus produtos nos galpões da empresa, melhorando a eficiência logística e a velocidade de entrega. No segundo trimestre de 2024, a empresa alcançou níveis recordes de velocidade de entrega no Brasil e na Colômbia.

A receita líquida do Mercado Livre superou os US$ 5,1 bilhões, com US$ 3 bilhões provenientes do comércio eletrônico e US$ 2,1 bilhões do Mercado Pago, a fintech da empresa, que também tem visto um crescimento robusto.

Top 10 empresas da América Latina em valor de mercado*
  1. Mercado Livre (Argentina/Brasil) – 90 bilhões de dólares;
  2. Petrobras (Brasil) – 84 bilhões de dólares;
  3. Walmart (México) – 55 bilhões de dólares;
  4. Itaú Unibanco (Brasil): 52,3 bilhões de dólares;
  5. Nu Holding Ltda. Nubank (Brasil): 52,2 bilhões de dólares;
  6. América Movil (México): 50 bilhões de dólares;
  7. Fomento Econ (México): 45 bilhões de dólares;
  8. Vale (Brasil): 44 bilhões de dólares;
  9. GMéxico (México): 41 bilhões de dólares;
  10. WEG (Brasil): 36 bilhões de dólares;

*Considerando dados de 2 de agosto de 2024

UNI E COMMERCE WEEK franca - Universidade Marketplaces
Estande do Mercado Livre no Uni E-Commerce Week 2024, com a equipe da Uni do polo de Franca. Parceria consolidada.

O Mercado Livre é um dos principais parceiros da Universidade Marketplaces. Além deles terem dado a Alexandre Nogueira o título de Influenciador oficial, eles também participaram dos 3 dias de Uni E-Commerce Week esse ano e nós da Uni, vamos estar na edição atual do MeliXP.

Inclusive, esse mês faremos uma Imersão Presencial na Melicidade no dia 23, uma sexta-feira. Vai ser uma tarde inteira de muito conteúdo, tanto com o pessoal da Uni quanto com o próprio pessoal do Mercado Livre. A oportunidade perfeita para quem quer aumentar as vendas na maior plataforma de vendas (e empresa) da América Latina. Garanta sua vaga agora mesmo pelo link acima.

Você pode conferir um pouco dessa nossa parceria no vídeo abaixo, com o depoimento sobre o nosso evento de André Santos, o embaixador do Mercado Livre no Brasil.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces