Entendendo o jogo da relevância: Como deixar meus anúncios na primeira página do Mercado Livre.

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Domine o jogo da relevância, alcance as primeiras posições na busca do Mercado Livre e faça o algoritmo trabalhar a seu favor te colocando na frente do seu concorrente e dos outros vários anúncios da plataforma. 

O Mercado Livre é a maior plataforma de vendas online da América Latina, e sendo a maior, é natural que tenha uma grande quantidade de usuários, tanto como compradores quanto como sellers. E no meio de tanta gente anunciando e tantos potenciais compradores, vem a pergunta: Como fazer para ganhar relevância?

Espaço para todo mundo tem, isso é fato. E para se destacar no meio dessa multidão de anunciantes, existem algumas técnicas que podem ajudar o produto do seller ser notado pelo comprador.

Aqui na Universidade Marketplaces, nós gostamos de separar essas técnicas em duas vertentes: A Relevância Direta e a Relevância Indireta.

Relevância direta

DIR0 - Universidade MarketplacesPodemos entender relevância dentro da plataforma do Mercado Livre como sendo a maior quantidade de vendas no menor espaço de tempo possível. Quando o algoritmo do Mercado Livre percebe uma conta que preenche esses requisitos, ele entende que essa é uma conta relevante e então vai passar a entregá-la para um número maior de compradores. Inclusive no próprio site do Mercado Livre, tem um filtro para ordenar os produtos por ordem de relevância.

 A relevância é empilhável, ou seja, quanto mais aspectos que afetam a relevância forem acumulados, mais alto eles vão deixar a conta. Aqui vamos apresentar os 10 aspectos que empilham uma conta em relevância direta, otimizando a mesma em resultados de busca no Mercado Livre.

01) Reputação

Começando pela reputação, que vai mostrar para o comprador que o seller no caso é confiável e que ele pode efetuar sua compra tranquilamente. Além de que para o seller, quanto melhor a oportunidade dele dentro do Mercado Livre, mais vantagens e destaques ele terá para anunciar seus produtos;

02) Conversão

Conversão é o que traz as vendas e pode ser representada pelo número de visitas que um anúncio recebe em comparação com o número de vendas que ele faz. A média atual do E-Commerce é de 1%, mas para quem vende na logística de Fulfillment do Mercado Livre, a média sobe de 3% a 4%;

03) Título

A primeira chance de aparecer em uma busca feita pelo cliente. É fundamental usar as palavras corretas de forma eficaz, respeitando os critérios do Mercado Livre e utilizando sempre as principais palavra-chave que melhor descrevam o produto.

04) Ficha Técnica

Preencher a ficha técnica corretamente pode parecer algo óbvio, mas muitos sellers parecem não perceber isso e acham que preencher a descrição já é o suficiente. Informação do produto nunca é demais. Lembre-se, o cliente está comprando online, então quanto mais ele for informado do que está comprando, menos espaço sobrará para dúvidas e reclamações.

05) Modal Logístico

A malha logística do Mercado Livre é um dos principais fatores que convertem a venda. O frete grátis e o tempo de entrega podem ser essenciais para o cliente decidir fazer a compra.   

06) Fotos

As fotos são um fator muito importante, principalmente a primeira foto, que á a foto que vai trazer o clique e que vai influenciar na conversão. O Mercado Livre tem algumas recomendações para as fotos, a mais conhecida é o fundo branco obrigatória na primeira foto (com raras exceções).

07) Balance

Balance é a estratégia de equilibrar os anúncios Clássico e Premium, porque assim é possível alcançar dois públicos diferentes com cada um. 

08) Catálogo

O catálogo é praticamente quando o Mercado Livre reúne os vendedores de um mesmo produto em um mesmo anúncio. Quando o seller se destaca dentro do catálogo, pode-se dizer que ele “ganhou o catálogo”. Muitas pessoas acreditam que para ganhar no catálogo depende só do…

09) Preço

Não necessariamente o cliente vai procurar sempre pelo menor preço dentro do Mercado Livre. O tempo e garantia de entrega do produto, muitas vezes compensam a quantidade a mais a ser paga (mas não é por isso que se deve desconsiderar o preço de mercado do produto). Por isso esse item se relaciona diretamente com o anterior.

10) Ads e Promoções

Ads é a publicidade feita no Mercado Livre para aumentar a exposição do produto dentro do canal. As promoções também são voltadas para exposição e principalmente, conversão de vendas.

Relevância indireta

Em contrapartida a Relevância DiretaIND0 - Universidade Marketplaces, existe também a Relevância Indireta que é tudo aquilo que afeta a conversão do anúncio. Uma comparação simples entre esses dois tipos de Relevância, seria que a Direta é a base do seu anúncio, tudo o que é necessário para anunciar um produto de maneira minimamente eficaz. Já a Indireta seria a otimização desse anúncio, visto que a maioria dos itens que compõem a RI, são complementos da RD. Isso até pode fazer com que eles pareçam irrelevantes para otimizar um anúncio, já que são “apenas complementos”, mas muitas vezes vão ser esses detalhes que farão o cliente escolher seu produto ao invés do produto de seu concorrente.

Inclusive todos esses conceitos são explicados detalhadamente em nossas aulas do M120K, então se você quiser se aprofundar no assunto e uma otimização garantida sua conta do Mercado Livre, inscreva-se no curso.

Demais fotos

A primeira foto é considerada um fator de relevância direta, porque é o que vai fazer o cliente clicar ou não no anúncio e consequentemente, as demais fotos são fatores de relevância indireta, porque são elas que vão passar todos os detalhes visuais necessários (tamanho, como funciona, como fica em uso, informações, etc), e mostrar os benefícios do produto para o comprador, por isso é importante essas fotos seguintes serem bem-feitas e seguindo os padrões estabelecidos do Mercado Livre.

Descrição

Não indexa, mas nem por isso deve ser considerada irrelevante. A descrição deve ser usada para dar um aspecto profissional para a conta. Aqui na Universidade Marketplaces, nós recomendamos fazer a descrição em 3 etapas, a primeira mostrando a transformação que o produz traz para o comprador, depois falar dos conteúdos técnicos do produto e por fim, comentar sobre a empresa vendendo, mas sem os dados de contato.

Avaliações

Muitos compradores preferem decidir se vão comprar o produto ou não, através das avaliações, por isso é muito importante manter um número de avaliações positivas dentro do anúncio. É recomendado que o seller, sempre que possível, estimule o comprador a avaliar o produto, porque uma coisa é fato, quando o cliente tiver uma experiencia ruim de compra, ele vai fazer questão de deixar uma avaliação negativa e essa avaliação pode influenciar outros possíveis compradores.

Frete

Não é possível controlar o frete do Mercado Livre, mas é possível monitorar as mudanças dele. Quando um produto de curva A para de vender sem explicação, por exemplo, pode ser porque o frete dele mudou e a compra não está sendo viável para o cliente. Nesse caso, cabe ao seller tentar encontrar uma melhor maneira para adequar o produto a um frete mais acessível.  

Tempo de resposta

Mesmo com todas as fotos, com a ficha técnica e descrição preenchidas corretamente, avaliações de outros usuários, a pessoa comprando o produto ainda pode ter alguma dúvida e então vai mandar uma mensagem com o seu questionamento. Um tempo de resposta curto mostra para o comprador que o seller é eficiente em seu trabalho e passa sensação de confiança. Isso estabelece uma conexão entre seller e cliente que acaba facilitando para posteriormente ganhar uma avaliação positiva e até novas compras.

Conclusão

Sempre preste muita atenção em como você está anunciando seu produto no Mercado Livre, afinal a forma que você anuncia vai determinar a posição que ele vai alcançar na plataforma e a forma de anunciar também é quem deve convencer o usuário da plataforma a comprar o seu produto e não o do seu concorrente. Também esteja preparado para adaptar-se as mudanças, elas acontecem com frequência e isso é algo normal em uma plataforma como o Mercado Livre que está em constante crescimento. E essa habilidade de adaptação é o que separa quem é 5% do resto dos vendedores. A história já nos mostrou que aqueles que se adaptam evoluem, enquanto os que ficam para trás, infelizmente são extintos!

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