Mercado Livre mais uma vez investe em inovação tecnológica e traz robô inteligente para integrar sua operação.

Na busca pela excelência constante, o Mercado Livre passa a operar com um sistema inédito de robôs em seu Centro de Distribuição em Cajamar.

Não é segredo que o Mercado Livre, como uma empresa pioneira, tem a tendência de investir na otimização de sua operação para que essa fique cada vez mais eficiente e a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada nesse quesito.

E nessa busca pela excelência constante, o Mercado Livre passa a operar com um sistema inédito de robôs em um dos Centros de Distribuição em Cajamar. Nessa primeira fase do projeto, o Mercado Livre já está operando com mais de 100 robôs móveis autônomos, e não pretende parar por aí. Até o final do ano, eles pretendem integrar mais 234 robôs na operação, com a expectativa de alcançar até 80 mil pedidos por dia.

Os robôs foram projetados para trabalhar de forma colaborativa com a equipe do Mercado Livre, assumindo a tarefa de deslocamento, antes atribuídas para pessoas e contribuindo assim para a redução do tempo de processamento de pedidos. Essa mudança vai impactar positivamente a experiência dos clientes que compram no Full.

Como funciona esse robô?

O modelo utilizado pelo Mercado Livre é o G2P, projetado especificamente para transportar mercadorias para estações de trabalho, deixando os operadores para realizarem tarefas como coleta e embalagem. Seu objetivo é otimizar processos diários em grandes armazéns. Seu nome é a abreviação de “Bens para pessoas” (em inglês, Goods-to-person). Existem outros tipos de robôs móveis autônomos usados na indústria com aplicações especificas. Você pode ver outros modelos aqui.

E você que já vende no Mercado Livre, como vê essa notícia? Achava que só era possível ver os robôs trabalhando em filmes de ficção-cientifica? Está empolgado com essa inovação ou tem receio de tecnologias? Deixe suas impressões nos comentários e também aproveite para conversar com alguém da minha equipe para analisar sua conta do Mercado Livre e ver como podemos te ajudar dentro desse cenário de constante mudanças que é a realidade da maior plataforma de vendas da América Latina.

Topo E mail WEEK scaled - Universidade Marketplaces