Fornecedores de produtos para revenda: o que avaliar e onde encontrar

Os fornecedores de produtos para revenda são peça central na hora de estabelecer o estoque, garantir um fluxo de mercadorias consistente e manter a operação saudável. Sim, este é um dos segredos para o sucesso de algumas empresas.

mature warehouse manager checking stock of package 2023 11 27 05 06 12 utc - Universidade Marketplaces

Um estudo da SAP SE e Oxford Economics aponta, por exemplo, que 92% das lideranças de
compras em empresas com melhores resultados de negócios têm investido numa rede de
colaboração com seus fornecedores. Dar mais visibilidade sobre demandas futuras já está entre as boas práticas adotadas por 76% dos times mais eficientes. E mais: os avanços estão diretamente relacionados à implementação de tecnologias e digitalização de processos.

Mas é claro que os profissionais encarregados das compras e suprimentos sofrem com muitos desafios ao longo do processo. Quem nunca precisou correr atrás de itens emergenciais? Ou lidar com a falta de informação sobre os produtos? Ou até com falhas e atrasos por parte dos parceiros?

Por isso é tão importante saber onde encontrar fornecedores confiáveis e como avaliar riscos, se assegurando da qualidade da mercadoria oferecida, além das condições gerais de contrato, como prazos e logística. Para te ajudar nessa missão, listamos aqui alguns pontos de atenção:

1. Tenha clareza sobre o tipo e especificações dos produtos

Esse passo pode parecer básico, mas a verdade é que muitos profissionais — por falta de
experiência, conhecimento ou mesmo por se ver numa situação de emergência — pulam essa
etapa, o que acarreta em ruídos na comunicação, atrasos, retrabalho e até erros nos pedidos.
Portanto, independentemente da situação, antes de partir para a busca dos fornecedores,
prepare uma lista detalhada sobre os produtos de interesse e todas as especificações
relacionadas a eles. Por exemplo: quais são as dimensões desejadas? Terá opções de cores?
Se sim, quais são? Trata-se de um artigo elétrico e se sim, terá opções de voltagem? E
quantidade, qual será o tamanho do pedido?

Todos estes dados vão ajudar a solicitar orçamentos mais precisos, com uma base de comparação justa entre concorrentes. E além disso, serão essenciais na tomada de decisão, uma vez que já funcionarão como um filtro para aqueles fornecedores que realmente poderão atender a sua demanda.

2. Avalie a reputação dos fornecedores

Pesquise o fornecedor em sites de reputação e analise os depoimentos de outros clientes. Fique atento a tópicos como cumprimento de prazos, se a precificação está em linha com o mercado e a qualidade geral das mercadorias fornecidas.

Outra ação recomendada é a consulta do CNPJ e da situação cadastral da empresa, uma vez que isso depõe a favor da sua credibilidade. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e avaliar se o fornecedor está em dia com as suas obrigações fiscais.

3. Busque garantias

A oferta de amostras e testes de qualidade já se tornaram uma prática comum entre os fornecedores de produtos para revenda, umas vez que dão mais tranquilidade e transmitem confiança às empresas que estão comprando a mercadoria.

Mas não se detenha no produto final. Amplie sua inspeção ao transporte e embalagens, por exemplo. Isso para evitar danos e prejuízos em decorrência do manuseio ou acondicionamento inadequado

4. Conte com ferramentas de busca práticas e confiáveis

Se você já tem uma lista de produtos de interesse e sabe exatamente o que espera dos seus fornecedores, mas está tendo dificuldade de encontrar um fabricante que atenda às suas necessidades, a dica é recorrer a ferramentas de busca como o catálogo de produtos da JoomPro — uma empresa especializada na importação de mercadorias e matérias-primas da China.

Lá você encontra mais de 10 milhões de produtos e 10 mil fornecedores chineses homologados. Isso significa que tratam-se de fabricantes verificados, de reputação, que atendem a um alto padrão de qualidade. Para consultar preços, avaliar custos estimados e solicitar cotações, basta se cadastrar.

E a melhor parte é que a JoomPro também fornece toda a assistência para negociação, produção, documentação, desembaraço aduaneiro e logística, para que você possa comprar e importar da China, trazendo a mercadoria para o seu estoque no Brasil de forma simplificada.

Trata-se do melhor canal para buscar produtos e fornecedores de forma prática e segura, sendo uma ferramenta tecnológica que visa simplificar o processo de compras, dando mais autonomia aos profissionais da área e tornando a operação mais eficiente.