IA no e-commerce: como usá-la estrategicamente

Recentemente, a Inteligência Artificial tornou-se um dos recursos mais utilizados no mundo das vendas online, não só porque facilita o processo de vendas, mas também porque proporciona aos vendedores inúmeros benefícios para impulsionar o seu negócio online.

por Juliana Vital

using the intelligence of a laptop to interact wit 2023 11 27 05 29 01 utc - Universidade Marketplaces

Vamos conhecer com Juliana Vital, CRO da Nubimetrics, alguns dos benefícios do uso de IA para impulsionar as vendas em marketplaces:

Alinhamento de demanda

A análise de grandes volumes de dados feita pela IA constantemente, ajuda os vendedores a compreenderem as infinitas variáveis e recomendações que existem para se alinharem de forma otimizada com a demanda do comprador.

Acessar essas informações inteligentes, como as palavras com as quais determinados produtos são pesquisados, permite otimizar ao máximo os anúncios e, dessa forma, alinhar o negócio às expectativas do mercado.

Posicionamento de produtos

Além de ajudar a melhorar os anúncios, a Inteligência Artificial analisa o desempenho do negócio online e pode sugerir mudanças para otimizar o posicionamento dos anúncios nos resultados de busca.

Ao decifrar as principais características das categorias em que o seller atua, os algoritmos de IA analisam quais requisitos atendemos e criam sugestões de melhorias para alcançar um melhor desempenho.

Compra estratégica de estoque

Através da analise dos padrões de compra, os algoritmos de Inteligência Artificial fornecem insights para refinar nossas estratégias de estoque e sermos mais eficientes.

Com a ajuda das sugestões da IA, o seller consegue atender às demandas sazonais que surgem ao longo do ano, evitando a escassez de produtos que estão em tendência e reduzindo gastos com armazenamento de itens que não estão gerando vendas.

Melhora a conversão

Se você vende sem usar informações, é muito provável que não saiba se realmente está convertendo como deveria para ter um negócio de sucesso nos marketplaces.

Para esses tipos de casos, a IA é essencial, pois analisa não só o percentual de conversão atual do negócio, mas também recomenda quais ações devem ser implementadas para melhorá-la.

Melhora a eficiência nos negócios

Existe uma métrica chamada eficiência de conversão que fornece informações para saber o quanto o negócio online cresceu em comparação com toda a área em que vendemos.

Quando combinadas com recomendações geradas pela IA, ela permite ao seller saber o quão eficiente é o negócio e suas vendas e o quanto é possível melhorar para obter mais participação de mercado.

Quer começar a usar a Inteligência Artificial para vender mais e melhor nos marketplaces?
🚀 Experimente a Nubimetrics grátis por 14 dias
para conhecer o poder da informação.🚀