diário da viagem para china - abril de 2024

Thum Blog China - Universidade Marketplaces

Boa, boa, boaa!! Acompanhe o diário da nossa viagem para China onde vamos ver as novas tendências de importação de produtos nesse país que cada vez mais está presente no E-Commerce. Acompanhe nossa jornada por essa potência oriental.

IMG 4320 - Universidade Marketplaces
Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre se preparando para embarcar para China.

Começamos a nossa saga saindo de carro de Ribeirão Preto (10/04) rumo a Guarulhos, onde deixamos o carro e fomos para o embarque. Embarque tranquilo. No guichê da Etiópia já despachamos as malas. Primeira curiosidade descoberta: diferente do Brasil, lá não é uma mala de mão de até 10 kg + 1 mochila, e sim a mala e a mochila podem embarcar, (só que as duas devem somar no máximo 10 kg).

01:40 da manhã a gente embarca em um voo de 12 horas. Voamos na cabine normal (econômica), tranquilo. A gente pega meio corredor para poder ter liberdade para descer. Vai acompanhando com o Wi-Fi, assistindo o filme. A gente janta 01:40 da manhã e depois jantamos de novo no primeiro dia, quando chegamos. São 5 horas a mais de fuso em relação ao Brasil (ou seja, às 15:00 no Brasil são 20:00 na Etiópia). Jantamos 2 vezes em menos de 24 horas.

Primeira refeição: franguinho com arroz. Segunda refeição, carne. Uma carne desfiada com cabotiá. Muito boa a refeição.

Chegamos então em Adis Abeba, capital da Etiópia e nossa escala, um aeroporto muito bonito, dominado pela Etiópia Airlines, companhia que faz o mundo todo, desde voos para América do Norte, voo inteiro no Emirados Árabes, vários voos ali na África e aqui para a Ásia também.

Antes de embarcar, a gente come alguma coisa com receio de talvez não gostar da comida que será servida no voo, porque antes era a comida feita no Brasil, agora vai ser a comida etíope. Será que vai ser muito diferente?

Nesse segundo voo, de Adis Abeba para Hong Kong, com parada em Bangkok nós fizemos um upgrade para a primeira classe por US$750. Business como chamam. Espaço e conforto para poder deitar e dormir, além de mais opções de comidas. Um voo diferente do padrão brasileiro, com uma parada em Bangkok de mais ou menos uma hora e dez minutos, sem desembarque da aeronave. Entram algumas pessoas para fazer a limpeza e depois embarcam mais alguns passageiros e então finalmente seguimos da Tailândia para Hong Kong.

Da Etiópia para Tailândia foram 7 horas de viagem e da Tailândia para Hong Kong são mais 3 e pouco.

E então alcançamos nosso destino. Finalmente chegamos em Hong Kong e em consequência disso, o fuso horário aumenta mais 6 em relação ao do Brasil, somando um total de 11 horas de diferença. Chegamos por volta das 17:30.

Uma viagem extremamente cansativa, mas ao mesmo tempo com muita novidade, muita coisa acontecendo. Extremamente surpreendente. Tudo funcionando, tudo dando certo. Os lugares extremamente bonitos, fomos super bem tratados e recebidos, sem grandes desafios.

Hora de ir para o hotel deixar as malas, tomar um banho e se preparar para conhecer a cidade.

20240412 201910 - Universidade Marketplaces

Dia 01 - Hong Kong

Apesar do cansaço da viagem, resolvemos conhecer a cidade. Estamos hospedados no Royal Pacific Hotel. Um hotel excelente, perto da região da baia, com várias lojas de grife em volta. Um lugar extremamente tranquilo e limpo para rodar.

Levamos dólares americanos, mas aqui eles usam o dólar de Hong Kong (HK$). Fizemos a troca e o saque com o Wise. A relação de valores entre as moedas é:

1 Dólar de Hong Kong (HKD) = 0,13 Dólar americano (USD)

1 Dólar de Hong Kong (HKD) = 0,66 Real brasileiro (BRL)

Clique no link para maiores informações sobre a conversão de valores.

Fomos então conhecer a cidade. Andando por quase 4km conseguimos perceber que a cidade é extremamente iluminada, muito estímulo visual e barulho. As pessoas andando e rodando em todos os lugares. Mas apesar de tudo isso é uma cidade extremamente limpa, muito legal de se conhecer.

O grande desafio desse momento foi o que iriamos comer. Por sorte, encontramos um McDonalds próximo ao hotel, comemos por lá (dois combos com sorvete, ficou por volta de R$90), e 22:30 já estávamos de volta ao alojamento para poder dormir finalmente em uma cama depois de ter que ficar dormindo no avião.

Ale bandeira - Universidade Marketplaces