Faz sentido levar minha loja para o mundo online?

young attractive asia female hipster thoughtful se 2023 11 27 05 04 40 utc - Universidade Marketplaces
Loja física ou vendas online: Eis a questão!

A tecnologia é uma parte essencial da nossa vida no século XXI, isso é um fato inegável. Quando por algum motivo ficamos sem celular ou sem internet, parece que nossas vidas param. Temos a impressão de que não conseguiremos fazer mais nada até estarmos conectados de novo, retornando à normalidade. E mesmo nesse cenário, têm pessoas que ainda se perguntam: Vale a pena levar minha loja física para o mundo online?

A resposta pode parecer obvia, mas muitos donos de loja física ainda são muito relutantes quanto a isso, seja por não estarem familiarizados com o mundo online ou por um apego pela loja física e o que ela pode representar.

É possível conviver em harmonia.

Sempre houve uma ideia (errada, diga-se de passagem) de que uma nova mídia chega para eliminar a anterior, como por exemplo, disseram que o cinema iria acabar com o rádio, posteriormente falaram que a televisão acabaria com o cinema e mais recentemente, os serviços de streaming como a Netflix ameaçavam a televisão. Todas essas previsões se mostraram erradas, já que cada mídia conseguiu coexistir com a seguinte. A forma de consumo mudou, de fato, mas isso só reflete uma das maiores constantes da vida que é a mudança. E com os Marketplaces não é diferente.

Uma loja migrar para o mundo online, não precisa ser sinônimo de fechar as portas no mundo físico. Um mercado não exclui o outro. E um seller com conhecimento o suficiente, ainda consegue torná-los complementos um do outro.

A competição não vai ser maior?

Durante a pandemia, o comercio eletrônico cresceu muito (estima-se que quase 50%). Com tanta gente vendendo tanta coisa ao mesmo tempo, pode ficar a pergunta: Será que tem espaço pra mim?

Dentre as diversas vantagens da internet, uma delas é ter espaço para todo mundo. Dificilmente algum produto não vende na internet, já que o algoritmo consegue identificar alguém que está procurando aquele determinado produto e direcionar a pesquisa para ele. Tendo conhecimento disso, cabe ao seller saber aproveitar esse espaço para se destacar da sua concorrência.

Além de conseguir atingir potenciais compradores sem limitação geográfica, na internet as vendas também não ficam dependentes do horário comercial e podem ser feitas com uma equipe reduzida em relação ao número de funcionários necessários para uma operação física.

No mundo online, existem duas maneiras de anunciar um produto, pelo site próprio e pelos Marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, Americanas, etc). O site próprio costuma ser um pouco mais difícil para vender e é recomendado para produtos de ticket médio alto ou marcas já fortalecidas, com todo um Branding em volta delas. Nos demais casos, é recomendado vender pelos Marketplaces.

O Brasil tem a vantagem de ser um país onde o E-Commerce está em constante crescimento e parte disso se deve ao grande número de Marketplaces que já temos por aqui e ainda com previsão da chegada de mais. Com essa gama de opções, o que não falta são alternativas onde vender.

Conclusão:

Desde a pandemia, o comercio eletrônico vem crescendo no Brasil, mesmo com a retomada das vendas presenciais, o seller brasileiro percebeu que na internet as vendas são mais democráticas, dando oportunidade para todo mundo vender seus produtos. É claro que para vender na internet não basta simplesmente anunciar um produto, existem particularidades que devem ser levadas em consideração.

Para alguém que ainda não se desapegou completamente das vendas da loja física, fazer essa migração pode parecer algo completamente irreal e é natural um sentimento de estranheza junto com uma insegurança, afinal é uma etapa nova e ainda desconhecida.

Mas existem pessoas que já desbravaram o mundo do E-commerce e estão dispostas a não deixar você caminhar sozinho, como é o nosso caso aqui na Uni. Caso você queira mais motivos para pensar sobre essa migração, veja nosso episódio completo do Unicast onde Alexandre Nogueira explica os principais pontos e vantagens de vender online. Se você não quer perder tempo e já quer saber como começar a vender no Mercado Livre o quanto antes, converse com alguém da nossa equipe que vai fazer uma Análise gratuita da sua Conta e saiba qual a melhor forma de começar vender online para o seu negócio.