Tendências do Mercado: China ditando os caminhos de importação e das plataformas de vendas

Cada vez mais a China se faz presente no ecossistema de E-Commerce. Se firmando como uma tendência, tanto de importação como de Marketplace, o seller que não acompanhar vai ficar para trás.

portrait of engineer worker of factory technician 2023 11 27 05 20 02 utc - Universidade Marketplaces
China: Se fazendo cada vez mais presente no ecossistema do E-Commerce.

As compras online estão crescendo cada vez mais. Cada dia que passa, mais pessoas estão consumindo e mais pessoas estão vendendo. Atender uma demanda tão grande, com previsão de continuar crescendo, com certeza não é uma tarefa fácil, mas a China resolveu encarar o desafio.

O gigante oriental vem ganhando destaque nos últimos tempos se adentrando no ecossistema do E-Commerce em duas vertentes: a da importação e a dos Marketplaces.

Muitos sellers têm escolhido importar da China por verem as vantagens nessa prática, tanto pela logística quanto pelo custo. Inclusive, o CEO da Universidade Marketplaces, Alexandre Nogueira está em uma viagem na China com o proposito de entender melhor como funciona a dinâmica de importação. Você pode acompanhar essa viagem pelo Instagram pessoal dele.

A alta procura por esses serviços reflete nos números divulgados pelo próprio país em relação aos serviços de importação e exportação que só no primeiro bimestre desse ano, chegaram em 1.191 trilhão de yuans.

Em relação aos Marketplaces, a China vem ganhando destaque também com suas plataformas que se mostram completamente adaptáveis ao mercado e principalmente ao consumidor final, oferecendo uma variedade de serviços muito grande. Um diferencial que as plataformas chinesas apresentam é a conexão que elas têm com as redes sociais e plataformas de streaming, com influenciadores realizando vendas ao vivo, mostrando assim que se conectar as tendências é um de seus pontos fortes.

Um reflexo da força e destaque que os Marketplaces chineses vem ganhando, é a Temu. Anunciada para chegar ao Brasil ainda em 2024, a plataforma chamou atenção na final do Super Bowl desse ano (campeonato de Futebol americano nos EUA), por exibir seis comerciais durante o evento (cada 30 segundos de propaganda, custa US$ 7 milhões). Além disso, a notícia da vinda para o Brasil tem gerado muitas comparações com a Amazon, que chegou aqui no país em situações semelhantes e hoje é um dos Marketplaces com maior crescimento, tanto em usuários como em número de vendedores.

Isso mostra mais uma vez que o seller deve estar preparado sempre. O mercado vive em constante mudança e quem quer vender cada vez mais nos Marketplaces deve ficar atento as tendências do mercado. Se você não quer ficar para trás, mas também não sabe como começar a importar da China, considere ser nosso mentorado. Para sua empresa ser grande (ou se manter grande), você deve andar com quem também é grande.